International School

Certificações, exames, selos e parcerias que fazem do Positivo Internacional School uma escola que prepara os alunos para o mundo!

Certificação International Baccalaureate (IB)

Reconhecido mundialmente, o Programa IB desafia os estudantes a se tornarem indivíduos com formação completa e visão global.

Programa de Bacharelado Internacional (IB) foi idealizado em Genebra, na Suíça, por um grupo de estudiosos que almejava um ensino capaz de gerar compreensão intercultural para crianças e adolescentes. Assim, tinham a certeza de futuros adultos melhor preparados para a realidade e para as exigências globais.

Graças à filosofia de ensino que preza pelo pensamento global, crítico e independente, que o Positivo International School de Curitiba foi reconhecido pela instituição International Baccalaureate (IB) e desde 2017 faz parte do muito seleto grupo de escolas brasileiras que podem ostentar o certificado de ensino global e de alta performance, concedido pela organização não governamental, voltada ao desenvolvimento de projetos educacionais em todo o mundo.

O Positivo International School possui três das quatro certificações distribuídas pelo IB – o Primary Years Programme (Educação Infantil e Anos Iniciais), o Middle Years Programme (Anos Finais) e Diploma Programme (Ensino Médio). Com isso, o Positivo International School se torna o terceiro colégio do Brasil e o único da região sul do país a obter um currículo IB da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Primary Years Programme (PYP)

É um programa que visa ao desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional do aluno, assim como ao aperfeiçoamento das habilidades de viver, aprender e trabalhar em um mundo globalizado.

O Primary Years Programme, do International Baccalaureate Organization (IB/PYP), desenvolve os estudantes para a participação ativa no processo de aprendizagem.

Diante de sua estrutura transdisciplinar e orientada por questionamentos, o PYP desafia o aluno a pensar por si mesmo, na medida em que explora questões e oportunidades locais e globais da vida real.

Middle Years Programme (MYP)

A mais expressiva mudança na vida acadêmica de um aluno acontece no Ensino Fundamental – Anos Finais, pois, além dos desafios da transformação da infância para a adolescência, há os desafios enfrentados na mudança de estrutura escolar, nova equipe docente e disciplinas diferentes. Por isso, o Positivo International School tem como eixo central da proposta pedagógica dos Anos Finais o estímulo para que o aluno pense de forma global e faça conexões entre o que está aprendendo em sala de aula e o que está acontecendo no mundo. 

Com o objetivo de atender aos pré-requisitos internacionais e formar um estudante questionador e inovador, os Anos Finais do Positivo International School (Middle School) apresentam uma proposta interdisciplinar que estimula o pensamento crítico e criativo articulado com os diferentes contextos ao redor do mundo.

Os planejamentos são formulados unindo as demandas internacionais e as da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em oito principais áreas de atuação:

Com o objetivo de atender aos pré-requisitos internacionais e formar um estudante questionador e inovador, os Anos Finais do Positivo International School (Middle School) apresentam uma proposta interdisciplinar que estimula o pensamento crítico e criativo articulado com os diferentes contextos ao redor do mundo. Os planejamentos são formulados unindo as demandas internacionais e as da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em oito principais áreas de atuação:

Acreditamos que o conhecimento de uma área é único, portanto, utiliza-se a língua, seja ela portuguesa ou inglesa, como ferramenta para acessar esse conhecimento. As aulas ministradas nas diferentes línguas não são uma mera tradução ou equivalência, elas fazem parte de um quebra-cabeça que acessa o conhecimento.

Nos preocupamos com a literacia da informação do aluno, que é a capacidade de encontrar, avaliar, organizar, usar e comunicar informação em todos os seus formatos, mais notavelmente em situações que requerem tomada de decisão, resolução de problemas ou aquisição de conhecimento.

Portanto, oferecemos projetos que envolvam a participação ativa do estudante, como as aulas de aprendizado socioemocional (Social Emotional Learning – SEL), semanas culturais, programas de desenvolvimento de projetos pessoais e estímulo à participação em olimpíadas e em feiras científicas, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) por meio da Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE).

Diploma Programme (DP)

O programa IB desenvolve alunos com amplitude e profundidade de conhecimento. Alunos que prosperam fisicamente, intelectualmente, emocionalmente e eticamente.

O currículo do programa é composto por seis grupos de disciplinas e o núcleo do DP, compreendendo Teoria do conhecimento (TOK), criatividade, atividade, serviço (CAS) e Extended essay (uma monografia).

Por meio do núcleo do Programa de Diploma (DP), os estudantes refletem sobre a natureza do conhecimento, concluem pesquisas independentes e empreendem um projeto que, muitas vezes, envolve serviço comunitário.

O DP é um programa de educação equilibrado e desafiador do ponto de vista acadêmico.

Estudante IB: passe facilitado em universidades, no mundo e no mercado de trabalho

Por trabalhar com um currículo interdisciplinar, baseado em escolhas que permeiam toda a área do conhecimento, o estudante IB é capaz de visualizar, de forma clara, a aplicação do que ele estuda, no seu cotidiano e nas reflexões que é instigado a fazer. Com isso, o IB proporciona ao estudante a oportunidade de fazer a diferença, utilizando todo o conhecimento acadêmico que está sendo adquirido.

Ao aprender a observar, ele se torna apto a perceber o problema, planejar soluções e executar o planejamento para resolver determinadas questões locais e mundiais.

Ao estudar em um colégio com certificação IB, o estudante é melhor visto nos processos seletivos mundiais.

O aluno IB tem uma base acadêmica forte e aprofundada e possui habilidades especiais, o que abre portas, também, para o ingresso em universidades brasileiras. Além de ser bem-conceituado pelas universidades, o aluno possui habilidades relevantes para o mercado de trabalho.

Selo Leed Nível Ouro

O Positivo International School é a única escola brasileira a receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes. Com projeto arquitetônico assinado pelo Escritório Manoel Coelho de Arquitetura e Design, o empreendimento foi projetado e edificado de acordo com os critérios de green building (construção verde).

Cerca de mil empreendimentos brasileiros já buscaram a certificação Leed, mas apenas 180 a conquistaram.

O Positivo International School é a única escola brasileira a receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes. Com projeto arquitetônico assinado pelo Escritório Manoel Coelho de Arquitetura e Design, o empreendimento foi projetado e edificado de acordo com os critérios de green building (construção verde).

Cerca de mil empreendimentos brasileiros já buscaram a certificação Leed, mas apenas 180 a conquistaram. A conquista se deve a um modelo construtivo que oferece vantagens significativas por sua estrutura inovadora. A unidade reduz em 87% o consumo de água potável e economiza 44% em energia elétrica (74% se considerada apenas a iluminação), devido à adoção de sistemas inteligentes, como a dimerização, que ajusta a iluminação conforme a entrada da luz natural.

A conquista da certificação Leed é fruto de uma série de exigências que compõem a edificação do colégio desde sua construção, manutenção e uso propriamente dito, além do impacto no entorno. Nas torneiras, por exemplo, foram instalados arejadores, que misturam ar e água, para reduzir a vazão, o que pode diminuir em até 88% o consumo de água.

A conquista se deve a um modelo construtivo que oferece vantagens significativas por sua estrutura inovadora. A unidade reduz em 87% o consumo de água potável e economiza 44% em energia elétrica (74% se considerada apenas a iluminação), devido à adoção de sistemas inteligentes, como a dimerização, que ajusta a iluminação conforme a entrada da luz natural.

A conquista da certificação Leed é fruto de uma série de exigências que compõem a edificação do colégio desde sua construção, manutenção e uso propriamente dito, além do impacto no entorno. Nas torneiras, por exemplo, foram instalados arejadores, que misturam ar e água, para reduzir a vazão, o que pode diminuir em até 88% o consumo de água.

Exames

SAT

O SAT (Scholastic Assessment Test) é um teste exigido para quem deseja cursar o ensino superior em uma instituição norte-americana.

Realizado nos meses de maio e outubro no Positivo International School, funciona como um exame padrão unificado para os alunos do Ensino Médio, no qual a pontuação obtida faz parte do processo de admissão das universidades norte-americanas.

Conhecido como o “Enem dos EUA”, o teste de aptidão escolar traz uma prova complexa, inteira em inglês, com tempo cronometrado e com o objetivo de avaliar os conhecimentos do aluno por meio de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita).

O Positivo International School é um dos poucos colégios brasileiros que aplicam o exame no país.

IELTS

O International English Language Testing System (IELTS) é uma prova de proficiência da língua inglesa exigida por escolas e universidades estrangeiras, que testa as capacidades de compreensão auditiva (listening), leitura (reading), escrita (writing) e oralidade (speaking).

Criado pela Universidade de Cambridge, é administrado pelo British Council, por Cambridge English Language Assessment e pelo IDP Australia.

O IELTS é aceito como prova de proficiência em mais de 810 mil instituições de 135 países do mundo todo, inclusive nos USA, sendo mais popular nos processos admissionais do Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e África do Sul.

O Positivo International School é um centro oficial aplicador do IELTS.

IB Diploma External Assessments

Realizados em novembro com os alunos da 3ª série, avaliam o desempenho do estudante em relação aos objetivos do programa, para a certificação do IB Diploma:

  • capacidade de analisar e apresentar informações;
  • capacidade de avaliar e construir argumentos;
  • capacidade de resolver problemas de forma criativa;
  • compreensão de conceitos-chave;
  • conhecimento e aplicação de normas-padrões;
  • visão internacional;
  • habilidades interculturais.

Com caráter multidisciplinar, as avaliações são feitas por meio de ensaios, provas orais e escritas, trabalho de campo, pesquisa, laboratório e apresentações artísticas.

No Brasil e no mundo!

Parcerias que vão além!

O NBA Basketball School é um dos negócios da marca NBA com atuação global e tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo com crianças e jovens de todo Brasil.

A Associação de escolas IB do Brasil tem o principal de promover o IB no Brasil, além de incentivar a comunicação entra as escolas e fornecer mais oportunidades de desenvolvimento profissional.