Certificações

Com o IB, o aluno escolhe as disciplinas de acordo com o que deseja para o futuro.

Certificação International Baccalaureate (IB)

Reconhecido mundialmente, o Programa IB desafia os estudantes a se tornarem indivíduos com formação completa e visão global.

Programa de Bacharelado Internacional (IB) foi idealizado em Genebra, na Suíça, por um grupo de estudiosos que almejava um ensino capaz de gerar compreensão intercultural para crianças e adolescentes. Assim, tinham a certeza de futuros adultos melhor preparados para a realidade e para as exigências globais.

Graças à filosofia de ensino que preza pelo pensamento global, crítico e independente, que o Colégio Positivo – Internacional de Curitiba foi reconhecido pela instituição International Baccalaureate (IB) e desde 2017 faz parte do muito seleto grupo de escolas brasileiras que podem ostentar o certificado de ensino global e de alta performance, concedido pela organização não governamental, voltada ao desenvolvimento de projetos educacionais em todo o mundo.

O Colégio Positivo – Internacional possui duas das quatro certificações distribuídas pelo IB – o Primary Years Programme (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Diploma Programme (Ensino Médio) — e está em processo para o Middle Years Programme, que certificará os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Primary Years Programme (PYP)

É um programa que visa ao desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional do aluno, assim como ao aperfeiçoamento das habilidades de viver, aprender e trabalhar em um mundo globalizado.

O Primary Years Programme, do International Baccalaureate Organization (IB/PYP), desenvolve os estudantes para a participação ativa no processo de aprendizagem.

Diante de sua estrutura transdisciplinar e orientada por questionamentos, o PYP desafia o aluno a pensar por si mesmo, na medida em que explora questões e oportunidades locais e globais da vida real.

Diploma Programme (DP)

O programa IB desenvolve alunos com amplitude e profundidade de conhecimento. Alunos que prosperam fisicamente, intelectualmente, emocionalmente e eticamente.

O currículo do programa é composto por seis grupos de disciplinas e o núcleo do DP, compreendendo Teoria do conhecimento (TOK), criatividade, atividade, serviço (CAS) e Extended essay (uma monografia).

Por meio do núcleo do Programa de Diploma (DP), os estudantes refletem sobre a natureza do conhecimento, concluem pesquisas independentes e empreendem um projeto que, muitas vezes, envolve serviço comunitário.

O DP é um programa de educação equilibrado e desafiador do ponto de vista acadêmico.

Estudante IB: passe facilitado em universidades, no mundo e no mercado de trabalho

Por trabalhar com um currículo interdisciplinar, baseado em escolhas que permeiam toda a área do conhecimento, o estudante IB é capaz de visualizar, de forma clara, a aplicação do que ele estuda, no seu cotidiano e nas reflexões que é instigado a fazer. Com isso, o IB proporciona ao estudante a oportunidade de fazer a diferença, utilizando todo o conhecimento acadêmico que está sendo adquirido.

Ao aprender a observar, ele se torna apto a perceber o problema, planejar soluções e executar o planejamento para resolver determinadas questões locais e mundiais.

Ao estudar em um colégio com certificação IB, o estudante é melhor visto nos processos seletivos mundiais.

O aluno IB tem uma base acadêmica forte e aprofundada e possui habilidades especiais, o que abre portas, também, para o ingresso em universidades brasileiras. Além de ser bem-conceituado pelas universidades, o aluno possui habilidades relevantes para o mercado de trabalho.

Selo Leed Nível Ouro

O Colégio Positivo – Internacional é a única escola brasileira a receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes. Com projeto arquitetônico assinado pelo Escritório Manoel Coelho de Arquitetura e Design, o empreendimento foi projetado e edificado de acordo com os critérios de green building (construção verde).

Cerca de mil empreendimentos brasileiros já buscaram a certificação Leed, mas apenas 180 a conquistaram. A conquista se deve a um modelo construtivo que oferece vantagens significativas por sua estrutura inovadora. A unidade reduz em 87% o consumo de água potável e economiza 44% em energia elétrica (74% se considerada apenas a iluminação), devido à adoção de sistemas inteligentes, como a dimerização, que ajusta a iluminação conforme a entrada da luz natural.

A conquista da certificação Leed é fruto de uma série de exigências que compõem a edificação do colégio desde sua construção, manutenção e uso propriamente dito, além do impacto no entorno. Nas torneiras, por exemplo, foram instalados arejadores, que misturam ar e água, para reduzir a vazão, o que pode diminuir em até 88% o consumo de água.