Iniciação Científica

Pesquisar e colocar em prática ideias para um futuro melhor.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos colégios do Grupo Positivo os alunos são incentivados a pensar criticamente o mundo. Para isso, são promovidas atividades pedagógicas que têm como objetivo exercitar a curiosidade da criança e despertar o seu pensamento científico, recorrendo à abordagem das ciências. As atividades científicas buscam incentivar o interesse pela pesquisa, fomentando a leitura, a escrita e a oralidade, e promovendo a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável, o empreendedorismo e o conhecimento, por meio da alfabetização e da iniciação científica. 

Como forma de colocar tudo isso em prática, promovemos dois eventos de cunho científico aos nossos alunos: a Feira do Conhecimento e a MOBIPE (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo).

Feira do Conhecimento

É destinada aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Feira do Conhecimento busca despertar a curiosidade científica, treinando os estudantes na utilização de métodos que os estimulem a formular questões baseadas na realidade cotidiana.

MOBIPE (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo)

Destinada ao Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. A MOBIPE é a feira científica dos colégios do Grupo Positivo, que adota uma postura científico-exploratória e investigativa, norteada por metodologias internacionais de pesquisa. Desde 2007, ela é filiada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), maior evento do gênero no país para estudantes pré-universitários, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

Na MOBIPE, os alunos assumem uma postura de pesquisadores e estudam situações científicas, realizando investigações sobre os mais variados fenômenos do cotidiano, estudos sobre eventos naturais ou a busca por respostas simples e aplicáveis a problematizações relacionadas a questões da vida de cada um.

Para responder às questões levantadas pelos alunos, os trabalhos são construídos a partir de meios, métodos e procedimentos de investigação chamados de metodologias científicas.