Projeto de Formação Humana

Reúne atividades que valorizam as competências socioemocionais, para formar cidadãos íntegros e uma sociedade pautada no diálogo, na solidariedade e na justiça.

O que é?

O Projeto de Formação Humana tem como objetivo promover atividades que valorizam as competências socioemocionais, de forma transversal e continuada, formando cidadãos íntegros, preocupados consigo e com os outros, que ajam em prol de uma sociedade mais justa e solidária.


PEA-Unesco

Desde 2012, o Colégio Positivo faz parte do PEA-Unesco (Programa das Escolas Associadas da Unesco), em que se compromete a atuar em busca de quatro objetivos principais: a aprendizagem intercultural (conhecimento efetivo sobre outras culturas), a adoção de atitudes para uma vida sustentável (que respeitem o meio ambiente), a promoção de uma cultura de paz (tratada de forma realista e focada em temas atuais) e o esclarecimento acerca do próprio funcionamento e importância das Nações Unidas.

Autoconhecimento, autoestima, autonomia e autocuidado

Levando em consideração a associação a esse programa da
Unesco e as competências gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Positivo promove práticas educativas que visam ao autoconhecimento, ao desenvolvimento da autoestima e da autonomia, ao autocuidado e à ação consciente e responsável do indivíduo em relação à sociedade e ao meio ambiente. Olhar para si mesmo e compreender-se é exercício necessário e constante ao longo da vida.

Empatia e compreensão

Assim, o Colégio Positivo ensina a ouvir, a ter empatia, a buscar
compreender o outro
, sua história, seus valores, suas características socioculturais, enfim, suas razões de pensar e agir. É urgente a construção de uma sociedade que se paute no diálogo, na solidariedade e na justiça. 

Cooperar, ser acolhedor, valorizar a diversidade, respeitar os direitos humanos e combater toda e qualquer forma de violência e preconceito são características importantes que o Colégio Positivo busca desenvolver em seus estudantes. A formação de cidadãos plenos, críticos, conscientes de seu papel ativo e transformador na sociedade depende da capacidade de olhar além de si mesmos e do seu entorno imediato. Esses indivíduos serão mais atentos ao impacto de suas atitudes no meio ambiente, menos vulneráveis aos apelos da sociedade de consumo e zelarão por princípios éticos nas diversas práticas humanas.


Mercado de trabalho

O mundo corporativo, além de buscar profissionais que aliem
competência técnica e responsabilidade, tem valorizado mais e mais características tidas como socioemocionais: flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar em grupo, empatia e proatividade. Nesse sentido, o ambiente escolar precisa preparar os jovens para o mundo do trabalho, levando-os a gerenciar de forma efetiva esses diversos aspectos que deles serão exigidos profissionalmente. Assim, respeitando uma visão educativa que considere a formação integral do indivíduo, o Colégio Positivo contemplará também o desenvolvimento de comportamentos empreendedores. 

Isso está ligado a “empreender a própria vida”, organizar-se, gerir o próprio tempo, planejar o futuro e estabelecer objetivos a alcançar.

* Verifique a disponibilidade de oferta na unidade desejada.

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