Aluno constrói unidade do Colégio Positivo no jogo Minecraft

Os ambientes foram recriados pelo celular

O ensino remoto vem garantindo a continuidade do aprendizado. Mas a saudade que os alunos têm da escola e do convívio presencial com amigos e professores só aumenta nesse período de isolamento provocado pela pandemia.

Para amenizar esse sentimento, Lucas Werneck, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, criou um projeto inédito no jogo Minecraft. Utilizando apenas o celular, ele construiu virtualmente a escola, recriando toda a sua estrutura física, com detalhes impressionantes.

“Desde a infância, entre 8 e 10 anos, sempre gostei de construir no Minecraft, mas com o tempo fui parando de jogar. Agora, com a quarentena, aproveitei para voltar. E a primeira coisa que veio à minha cabeça para construir foi o colégio”, conta ele.

Lucas está trabalhando no projeto desde o início do isolamento, há 100 dias. O resultado é realmente de encantar: pátio, biblioteca, fachada… Tudo em detalhes minuciosos, trabalhados com recursos de textura que dão sombra e profundidade.

Para sua mãe, Fernanda Maulepes, a surpresa foi grande. “Descobri que ele gosta de estar nesse ambiente escolar de um jeito que eu nem imaginava. Precisou isso acontecer para eu, como mãe, abrir meus olhos e ver o quanto a escola é importante para ele”, reconhece.

Agora, Lucas quer construir o entorno do colégio com os lugares que ele e os amigos frequentavam, como a pista de skate e a padaria. E o seu objetivo é bastante simples: “Ainda falta bastante, mas quando eu terminar gostaria de mandar tudo para a escola, como forma de homenagear a todos que trabalham e estudam lá, de quem eu sinto muita falta”, conclui.

Confira imagens do projeto de Lucas Werneck no Minecraft:

A história de Lucas também foi destaque nas reportagens da IGN Brasil, do Observatório de Games, da Top View e do Nerd Site, entre outros.