Alunos do Colégio Positivo desenvolvem campanha a favor da mulher

“Você nunca estará sozinha” incentiva denúncia de violência

Os estudantes Paola Nogaroli, de 17 anos, e Artur Cintra, de 16, do Colégio Positivo – Internacional, desenvolveram um projeto de comunicação que aborda um tema que, infelizmente, está em alta no Brasil: a violência contra a mulher. A campanha “Você nunca estará sozinha” inclui cartazes, criados pelos próprios alunos e espalhados em prédios da cidade, com a mensagem de incentivo à denúncia, e uma landing page que traz informações a respeito do assunto, como a entrevista com a psicóloga Claudia Cobalchini.

Dados apontam uma progressão no número de casos após o início do isolamento social imposto pela pandemia. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as denúncias de violência contra a mulher tiveram um aumento de 40% em relação ao mesmo período no ano passado, e os casos de feminicídio cresceram em 22,2%. Uma das explicações para esses números é a necessidade de mulher e agressor passarem mais tempo juntos dentro de casa.

A campanha “Você nunca estará sozinha” repercutiu imediatamente nas redes sociais. “Tivemos diversos compartilhamentos e comentários, e o que mais nos tocou e já nos estimulou a dar sequência ao projeto foi o depoimento de uma vítima, que veio até nós”, contam. Paola e Artur pretendem continuar dando voz e espaço a essas mulheres. Além da campanha dos jovens estudantes, várias outras têm se espalhado pelo país a fim de chamar a atenção da sociedade para o tema.

Paola Nogaroli e Artur Cintra