Dia do Amigo pode ter abraços virtuais

Alunos encontram um novo jeito de se relacionar com os amigos

Encontrar os amigos, abraçar as pessoas e conviver bem de pertinho estão fora de cogitação neste cenário que se instalou pelo mundo, certo? Mas será que há alguma forma de comemorar o Dia do Amigo, que está chegando? Como tornar esse 20 de julho mais leve?

Quem encontrou uma resposta para isso foi Giulia Victória Mazzola Schroh, de 11 anos, aluna do 6º ano no Ensino Bilíngue do Colégio Positivo – Jardim Ambiental. Acostumada a interagir com os amigos da escola diariamente na sala de aula, no pátio e, também, em encontros fora do ambiente escolar, ela pensou que se encontrar apenas nas salas de estudo remoto seria suficiente – mas descobriu que não é.

A mãe já não sabia o que fazer para resolver o assunto, quando, então, encontrou a solução. “Eu vi que a sala de aula on-line é muito semelhante à sala de aula física: os estudantes precisam se concentrar, sem conversas paralelas etc. Então, sugeri para minha filha: ‘Por que não promovemos um encontro na sexta-feira com suas amigas? Reunimos todas no Zoom e vocês podem brincar, conversar…’”, conta Margarete Maria Mazzola, mamãe da Giulia.

A adesão das amigas foi imediata. A cada encontro, acontece uma brincadeira diferente, uma descoberta diferente. “Nos primeiros, eu mesma ‘comandava’ a brincadeira, dando ideias. Por exemplo: “Vocês têm três minutos para trazer um objeto que comece com a letra S. A última a chegar paga um mico”, explica Margarete. Para Giulia, os encontros têm deixado a semana mais alegre. “Nos reunimos uma vez por semana, sexta ou sábado, e em cada encontro uma menina é a mediadora da sala. Tem sido muito legal, porque é um jeito de matarmos as saudades”.

Outro motivo que os alunos têm encontrado para se reunir no ambiente digital são os jogos eletrônicos. Vicenzo Borges, de 12 anos, aluno do 7º ano do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, conta que durante a semana se encontra com os amigos nos jogos Fortnite ou Minecraft. “É legal brincar assim, porque mesmo longe nos sentimos perto. Não é a mesma coisa, mas estamos próximos, né?”, conta ele.

Usar a tecnologia a favor é o caminho que muitos encontraram neste momento, em que o futuro parece ter se acelerado. A realidade atual tem mudado a forma como as pessoas, de quaisquer idades, interagem, seja qual for o ambiente: escolar ou profissional.

E, por aí, como será a comemoração do Dia do Amigo? Se promover algum encontro on-line com os amigos, tire uma foto, poste no Instagram e marque @colegiopositivo. Espalhemos juntos essa inspiração!