Nova data – Live Enem em foco: que desafios os jovens enfrentam?

Assunto será discutido na live do Colégio Semeador

O isolamento social vem trazendo mudanças marcantes para a vida das pessoas, com desvios de rota e readaptações. Essa realidade é sentida especialmente por estudantes de todo o Brasil que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma recente pesquisa realizada em conjunto pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Fundação Roberto Marinho, Unesco, Rede Conhecimento Social, Em Movimento, Porvir, Mapa Educação e Visão Mundial apontou que 49% dos 6,10 milhões de jovens inscritos para o Enem 2020 estão pensando em desistir da prova. A pesquisa “Juventude e pandemia do coronavírus” ouviu 33.688 jovens de 15 a 29 anos de várias regiões do país.

Mas o que aguarda esses jovens, afinal? O Enem será realizado neste ano ou não? Os jovens devem interromper os estudos preparatórios ou seguir estudando e se dedicando para estarem prontos para ainda este ano?

Questões como essas serão debatidas por mais um time de peso na live, cujo tema é Enem em foco. Participam o professor Guilherme Vargas, do canal do YouTube Química em Foco e os professores do Colégio Semeador, Hélcio Vileski e Denize Cardoso, com a medição da assessora pedagógica de Redação do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento), Candice de Almeida.

A live será transmitida pelo Youtube do Colégio Semeador, no dia 14/07, às 17h. 

Saiba mais

A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre vagas em universidades públicas, e no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares. Além disso, a nota conta para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que dá a chance de financiamento das mensalidades em instituições privadas.

voltar ao topo