Live esclarece alunos, pais e professores sobre os perigos das fake news

Como identificá-las e como se prevenir serão alguns dos assuntos abordados

Não é de hoje que notícias falsas são divulgadas como verdadeiras. As chamadas fake news estão ainda mais em evidência devido ao uso crescente das redes sociais. Sim, o acesso a esses meios permite a proliferação rápida de informações equivocadas, as quais são tomadas como verdades absolutas sobre determinado tema.

E é em tempos de pandemia que a população tem sentido mais diretamente o perigos desse tipo de crime. Isso porque qualquer informação falsa, da mais inofensiva à mais descabida, induz as pessoas ao erro. E no caso da Covid-19, por exemplo, leva até ao desespero.

Pensando na importância do assunto, o Colégio Positivo vai promover nesta segunda-feira, dia 18, às 17h, a live “Efeito das fake news em época de pandemia”. A ideia é mobilizar alunos, pais e educadores para uma discussão esclarecedora: como reconhecer uma fake news, o que fazer quando receber uma notícia falsa e por que não podemos disseminar essas notícias.

O encontro contará com a participação da assessora pedagógica de Redação do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento), professora Candice de Almeida, do assessor de História do CIPP, professor André Marcos Silva, e do professor do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, supervisor de Jornalismo da BandNews FM Curitiba e doutorando em Ciências e Informação na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Felipe Harmata.

Todos podem acompanhar e, também, participar com perguntas. A transmissão será feita pelo Facebook do Colégio Positivo.