Lives e Papo de Intervalo: aproximar, entreter e ensinar

Encontros abordam temáticas pertinentes aos alunos e contam com profissionais de experiências

Com o objetivo de trocar ideias, trazer informações importantes e aproximar a comunidade escolar e as famílias, a equipe do Ensino Médio do Colégio Positivo está promovendo lives nas páginas do Facebook e o Papo de Intervalo na plataforma Positivo +.

Com temáticas variadas e abordando assuntos de interesse geral, os encontros possuem a característica de serem realizados em formato ao vivo e promoverem a interação, por meio do chat, entre os integrantes da live e os espectadores.

Lives do Enem

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio no CIPP, professora Lucimeire Fedalto, todos os encontros contam com um time de peso, mesclando professores renomados e entendedores do assunto. “O objetivo é manter os alunos e as famílias atualizados sobre as temáticas abordadas. Dessa forma, os alunos podem acompanhar o debate e esclarecer possíveis dúvidas”

As lives contemplam temas variados relacionados ao Enem: Redação, Linguagens e Novo Ensino Médio, por exemplo.

Semeando Sua Vaga

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Semeador estão com acesso a mais uma fonte de informação para ajudar na busca por destaque no Enem e por uma boa colocação no vestibular. E os alunos que já estão no Terceirão, por uma vaga na universidade. Desde outubro, o Colégio Semeador está apresentando o projeto Semeando Sua Vaga. É um pacote de lives transmitidas no canal do YouTube da escola sobre temas diversos, muitos deles destacados pelos próprios alunos.

“Partimos das sugestões dos nossos alunos. Antes de tudo verificamos o que eles queriam saber mais, o que mais tinham dúvidas e a partir disso estamos apresentando as lives encabeçadas pelos nossos professores”, explica o professor Henrique Pedrotti, Gestor do Ensino Médio, do Colégio Semeador.

Os temas já abordados foram como planejar uma rotina de estudos e análise de obras literárias e artes que mais aparecem no Enem e Vestibulares. A próxima e última live está confirmada para dia 24 de novembro e será um tema bastante relevante, sobretudo, nesse momento pandêmico: “Estabilidade Emocional e Dicas para o Dia da Prova ENEM”. Será abordada pelos professores Tatiane Maria Grellmann (inglês), Claudia Figueiredo Netto de Souza (redação), Roberta Carvalho Ferreira (biologia), Mayra Alves Cordeiro Mayer (educação física) e Luis Henrique Dias da Silva (física).

Para assistir é só se inscrever ou se conectar no canal Colégio Semeador, no Youtube. A transmissão acontece às 17h.

Papo de Intervalo

Um dos momentos que os alunos do Ensino Médio mais sentem falta, certamente, é a da hora do intervalo. Para eles, é uma oportunidade de conversar, sorrir e encontrar com amigos. Pensando em amenizar essa falta causada pelo distanciamento social, o Colégio Positivo realiza, semanalmente, o Papo de Intervalo, no formato on-line.

Durante o encontro, que dura o tempo exato de um intervalo presencial, os alunos se encontram para conversar de algum tema específico. De acordo com a professora Lucimeire, os temas escolhidos são mais leves e não tem relação com conteúdos pedagógicos. “Cinema, tatuagem, saúde mental e o poder da juventude foram alguns dos temas dos encontros. A ideia é que os alunos aproveitem o momento para relaxar. Todos os encontros são mediados por algum professor ou entendedor do assunto”, explica.