Colégio Positivo lança a campanha “Mandei bem no Enem”

Ação valoriza o bom desempenho dos alunos na prova

Se você é estudante do Ensino Médio, já foi ou convive com algum, certamente, já ouviu a palavra Enem mais de uma vez em um curto período de tempo. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova tem 180 questões objetivas e uma redação. As questões
estão distribuídas entre quatro áreas do conhecimento, que envolvem o conteúdo
dos três anos do Ensino Médio. São elas:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua
Portuguesa; Literatura; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e
Comunicação; e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

– Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História;
Geografia; Filosofia; e Sociologia.

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química;
Física; e Biologia.

Mesmo não sendo obrigatória, a participação dos estudantes ocorre em peso, já que a prova permite:

  • Entrar na faculdade por meio de algum dos programas do Governo Federal de ampliação do acesso ao ensino superior (veja mais a seguir);
  • Obter o certificado de conclusão do Ensino Médio por meio do Exame, para quem não concluiu os estudos no tempo regulamentar e não frequenta uma escola regular;
  • Aumentar a pontuação em vestibulares que aceitem a nota do Enem como complemento;
  • Ingressar em faculdades particulares sem fazer vestibular.

No Colégio Positivo, o preparo para o Enem é levado a sério. De acordo com a professora Lucimeire Fedalto, representante do Ensino Médio no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo (CIPP), desde cedo, os alunos são preparados de forma a se destacarem nas provas.

“A partir do 9º ano, os alunos são submetidos a simulados nos moldes do
Enem. Isso se intensifica no Ensino Médio, por meio dos simulados e avaliações
que buscam preparar os alunos tanto no aspecto técnico quanto no
comportamental, haja vista que exames, de um modo geral, envolvem questões como administração do tempo e controle emocional”,
explica a professora Meire.

Em média, no Enem, para que o aluno consiga completar toda a prova, recomendam-se três minutos despendidos por questão. “E isso, proporcionalmente, fazemos em nosso colégio”.

Outros diferenciais são: as revisões semanais de tópicos essenciais, por meio
do Revisa Aí, e a semana de revisão do Enem, o Revisa Enem. “Esta ação ocorre de uma a duas vezes ao ano na intenção de levar os alunos a conhecer como a prova é elaborada em cada área de conhecimento, como se dão as abordagens dos conteúdos previstos, o que são os distratores, enfim, conhecer a estrutura da avaliação como um todo”, finaliza.

Abaixo, você confere alguns depoimentos de alunos que apresentaram um resultado satisfatório no Enem.

Colégio Positivo Curitiba

Artur Matos Araújo –Ex-aluno do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio
1º lugar pelo SiSU em Engenharia Elétrica na UFPR
Nota da redação no Enem: 920

No Ensino Médio, fui para o Colégio
Positivo – Ângelo Sampaio, começando a preparação para vestibulares e Enem.
Mesmo nesse ano adverso, mantive os estudos com o apoio do Curso Positivo.
Dessa forma, consegui a aprovação adiantada pelo Enem, primeiro lugar em
Engenharia Elétrica na UFPR, diretamente do terceirão. Um fator decisivo na
minha nota foi o grande desempenho na prova de Matemática, pois sempre tive uma base forte desde os Anos Iniciais
.”

Julia Moura Baroncini – Ex-aluna do Colégio Positivo – Jardim Ambiental
Passou em Medicina, na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, por meio de
vestibular.
Nota da redação no Enem: 980

“Sou a Julia, tenho 17 anos e estudei no Colégio Positivo desde os 5 anos. Fui aprovada em Medicina na Faculdade Evangélica Mackenzie e alcancei 980 na redação e 820,9 em matemática no Enem. Tenho certeza de que o Positivo foi quem me levou a alcançar esses resultados. Agradeço o apoio e incentivo que sempre recebi de todos os professores e equipe do colégio.”

Felipe Cavalli Fontoura Silva – Ex-aluno do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio
Nota da redação no Enem: 920

“Minha preparação para as provas baseou-se no “nunca desistir”.
Em casa, é necessário muito mais disciplina e determinação, foi muito
importante manter uma rotina, acordando cedo, assistindo às aulas e fazendo os
exercícios. Existem vários métodos de estudo, porém, o método certo é aquele
com o qual você se sente mais confortável. Por favor, confiem em vocês, confiem
que vocês possuem a força para realizar os seus sonhos, confiem em seus
professores e na equipe Positivo, eles sabem exatamente como nos sentimos e são guias perfeitos para alcançarmos o topo da nossa montanha! O caminho não é fácil. Muitas vezes, vocês estarão cansados e desmotivados, mas coloquem toda a esperança e a alegria em seus corações, pois é indescritível ter a certeza de que tudo valeu a pena! É a dor da disciplina e da determinação que nos fazem alcançar a alegria da realização dos nossos sonhos. Vocês são incríveis! Não desistam que dará tudo certo””

—————————————————————————–
Colégio Semeador

Bryam Kaczan Machado Fernandes 
Aprovado em 4º lugar em ENGENHARIA AEROESPACIAL UFSC com a nota do Enem 
1º lugar em Engenharia de Software (UDESC)
2º lugar em Física – Licenciatura (UEM)
Nota da redação: 900

“A minha conquista, ao ser aprovado em uma universidade federal (UFSC), foi consequência de eventos que ocorreram na minha vida. Minha família, meus pais, me criaram incentivando a estudar e a valorizar o conhecimento. Na escola, meus professores, colegas e o ambiente de estudos, desde a pré-escola até o Ensino Fundamental e Médio, a metodologia de ensino, tudo isso proporcionou uma formação que culminou nesse resultado.

Os professores foram grandes motivadores, despertando meu interesse pela física, inicialmente, e pela engenharia aeroespacial, depois. Toda a equipe, apesar de usar métodos distintos entre si, levou o estudo formal a um patamar além da escola, buscando conhecer os alunos, mostrando a importância do papel dos estudantes e dedicando-se a eles. São pessoas que não fizeram apenas o papel de transmitir o conteúdo e, assim, marcaram a minha trajetória.”

Maria Eduarda Teotonio Scariot 
Aprovada em Direito na UDC com a nota do Enem
Nota da redação: 900

“Concluí o Ensino Médio no ano de 2020 e, desde as séries iniciais, sempre fui bem-acompanhada pela instituição. E toda vez que precisava de ajuda, os professores e coordenadores foram solícitos e me deram assistência. Em especial, sou muito grata à professora Denize Reis Cardoso, que agregou muito na minha trajetória de estudante até o vestibular e fez vários projetos dentro da sala de aula, os quais me deram outras perspectivas sociais e acadêmicas. 2020 foi um ano de dificuldades por conta do início do ensino remoto, porém, os docentes estavam sempre dispostos a nos orientar (até mesmo fora de sala) e isso foi o diferencial para que tivéssemos bons resultados. Finalizo meu texto com sentimento de respeito a todos os educadores que estão dando o seu melhor para seus alunos e se reinventando neste período conturbado. Obrigada pelo trabalho de vocês!”

Karim Ihab Jbahi 
Aprovado em 1º lugar em Química na Unicentro, com a nota do Enem

“Foram três anos bem difíceis para chegar até aqui, mas, com o apoio da minha família, dos meus amigos e dos meus professores, e, principalmente, com a minha força de vontade, consegui alcançar o meu objetivo. Queria fazer um agradecimento especial aos meus professores de Química, que fizeram eu amar essa matéria e querer ingressar no mundo científico. Sem as instruções deles nada seria possível. As minhas metas continuam difíceis, mas nada é impossível com o apoio de todos que estão ao meu lado.”

Maria Luiza Grigato Garbo
Aprovada em Jornalismo pela Uniamérica (vestibular)

“Durante o Ensino Médio, eu tive o privilégio de sempre ter o apoio da minha família e dos meus amigos em relação às minhas escolhas futuras, tanto em questões de curso quanto em optar por uma instituição. Para concretizar essa entrada no ensino superior, o suporte dos professores foi essencial para mim, a relação entre alunos e professores daqui é muito especial e levo todos eles no coração para iniciar essa jornada.”

Gabriel Luis Parede Nunes
Engenharia Química UTFPR com a nota do Enem (SiSu)

“Agradeço a todos os professores que tive nesses 13 anos de Colégio Semeador, em especial, aos que tive no Ensino Médio, todos foram marcantes. O Colégio Semeador sempre ofereceu o melhor ensino, estrutura e apoio. Meus amigos, que irei levar para a vida, e familiares, todos foram importantes nessa trajetória.”

—————————————————————————–

Colégio Positivo – Master (Ponta Grossa)

Gabriela Copinski
Nota da redação: 980

“A preparação que o Positivo nos deu, mesmo em um ano atípico, foi fundamental para o meu êxito no Enem e outros vestibulares. Alcançar a nota 980 n redação do Enem parecia impossível, praticamente um sonho. O suporte que os professores nos deram, mesmo distantes uns dos outros, foi essencial. Mesmo com tantas dificuldades impostas, os professores se fizeram presentes e estiveram lá, de segunda à segunda, dispostos a nos ajudar.”


voltar ao topo