Campanha Setembro Amarelo

Conheça algumas de nossas ações para a valorização da vida

Este mês é realizada a Campanha Setembro Amarelo: um momento oportuno para a reflexão a respeito da valorização da vida. Não apenas os profissionais da saúde e da educação, como também outros setores da sociedade, se debruçam com mais atenção sobre a temática de prevenção ao suicídio.

Diante de notícias preocupantes sobre o aumento dos casos de transtornos mentais, autoagressão e suicídio, é natural a preocupação, especialmente em relação às crianças e jovens. Assim, temos a decorrente indagação: como nós adultos podemos protegê-los?

Várias estratégias têm sido colocadas em prática nos colégios do Grupo Positivo. Uma delas é a capacitação de toda a equipe para lidar com situações de crises envolvendo emergências psicológicas, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2019 pelo Serviço de Psicologia Escolar (SerPsi).

Inicialmente, os psicólogos elaboraram protocolos que, alinhados ao conhecimento científico, pudessem orientar e padronizar as ações dos educadores em situações envolvendo crises de ansiedade, ataques de pânico, ideação e tentativa de suicídio, e comportamentos autolesivos e disruptivos. A seguir, passou-se à validação desses protocolos, com a contratação dos serviços de uma especialista na área, para que, após essa etapa, as capacitações tivessem início para toda a equipe pedagógica, diretiva e de enfermagem.

Dessa forma, revela-se em nossas escolas a preocupação não apenas com o suicídio, mas também com a saúde mental de toda a comunidade escolar.

voltar ao topo