No mês de outubro, a Gincana de Integração Solidária e Cultural do Colégio Positivo (GISCC – Posi) 2024, promovida pelo Colégio Positivo – Joinville, teve sua grande final. O evento reuniu estudantes, professores e familiares em uma celebração que combinou competições culturais e ações filantrópicas.
A iniciativa tornou-se um marco no calendário escolar e segundo o professor de Inglês e coordenador da GISCC, Pipo Coutinho, envolveu estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio para desenvolver habilidades e competências que estimulem a busca por conhecimento. “A gincana é temática e incentiva o trabalho em grupo, promovendo ações filantrópicas, como a arrecadação de alimentos, cobertores, produtos de higiene e ração, que são doados para instituições de caridade”, relata o profissional.
A preparação para a gincana inicia-se no primeiro semestre e tem uma duração de sete meses, com um encerramento que simboliza para os estudantes o esforço de um trabalho coletivo. “Toda a turma se reúne durante manhã, tarde e noite para mostrar as atividades culturais que prepararam para um grande espetáculo, como a montagem de barracas temáticas, por exemplo”, destaca Pipo.
Além das competições e apresentações, a GISCC também promoveu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida dos estudantes, como trabalho em equipe e responsabilidade social. “Sabemos que, ao instigá-los a isso, eles conseguem desenvolver-se em situações que jamais estariam inseridos se não fossem incentivados”, explica Pipo.
Ação solidária
Para garantir que o impacto das ações solidárias chegue às comunidades beneficiadas, o Colégio Positivo – Joinville se envolve com instituições locais. “A arrecadação não é apenas uma competição, é também uma forma de garantir que o que foi doado seja efetivamente utilizado por quem precisa”. Ele ressalta ainda a importância de os estudantes terem contato com diferentes realidades.
O professor de Biologia do Colégio Positivo – Joinville, Ary da Silveira Mendes Junior, também elogiou a integração promovida pela gincana. “A final da GISCC é como se fosse a cereja do bolo, porque é um projeto que vem desde abril deste ano. São vários meses de dedicação, envolvendo arrecadação de alimentos, ração, cobertores e diversas provas, incluindo olimpíadas e desafios típicos de gincana”, explica o profissional.
Arrecadação final
Os frutos da gincana deste ano foram impressionantes: mais de 400 quilos de alimentos e 300 peças de produtos de higiene foram arrecadados, além de 120 cobertores e 350 caixas de chocolate, evidenciando o impacto positivo que a GISCC teve na comunidade.
Para Ary a gincana se tornou uma verdadeira celebração da solidariedade e do aprendizado. “A GISCC está crescendo e os alunos e a escola estão cada vez mais empenhados. Todo mundo está abraçando o projeto de uma forma mais ampla ao longo desses anos”, conclui Ary.