Notícias

Compartilhar

Primeira edição do Festival de Capoeira é realizada no Colégio Positivo – Jardim Ambiental

O Colégio Positivo – Jardim Ambiental promoveu a primeira edição do Festival de Capoeira, um evento que reuniu estudantes de várias unidades para celebrar e demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano na atividade extracurricular de capoeira. O festival, organizado com o intuito de incentivar a prática e valorizar a cultura afro-brasileira, contou com apresentações de movimentos, rodas de capoeira e oficinas, proporcionando momentos de integração em família. 

A coordenadora de Esporte e Cultura do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Fernanda Follador Schmitz, explica que a ideia do festival surgiu para dar aos alunos a oportunidade de mostrar suas habilidades em capoeira e de interagir com praticantes de outras unidades. “Além disso, os estudantes tiveram a possibilidade de conhecer outros professores e socializar com outras crianças que também praticam capoeira. Foi uma troca muito enriquecedora”, complementa. 

Além dos benefícios físicos, a prática da capoeira estimula habilidades emocionais e sociais, como disciplina e respeito mútuo, bem como a coordenação motora, flexibilidade, ritmo e força, conforme aponta Fernanda. “Como atividade em grupo, ela incentiva o trabalho em equipe e a convivência harmônica, ensinando que cada integrante da roda é essencial para a beleza e o equilíbrio da prática”, destaca. 

O objetivo do festival foi mostrar a capoeira como uma expressão cultural que vai além da luta. Segundo a coordenadora, a mensagem central do evento foi o respeito à diversidade e à importância de valores como disciplina, união e superação. Além disso, ela afirma que foi também uma forma de incentivar, valorizar e preservar a cultura afro-brasileira. 

Cerca de 20 alunos participaram do evento, e a preparação deles refletiu o aprendizado contínuo nas aulas ao longo do ano. Fernanda destacou também a evolução dos estudantes: “Ficamos muito felizes com a participação dos alunos. Foi a primeira edição do evento, tudo novidade, mas foi muito legal ver todos uniformizados, podendo demonstrar suas habilidades na modalidade, dedicação e espírito de equipe. Os pais, que estiveram presentes na aula aberta que aconteceu no início do ano, puderam presenciar uma grande evolução nos seus filhos”, conclui. 

Relevantes

Artigos mais lidos