Notícias

Compartilhar

Alunos apresentam projetos na Feira do Empreendedorismo 2024

Com inovação e sustentabilidade, a Feira do Empreendedorismo / Entrepreneurship Fair, dos colégios da Rede Positivo do Paraná e Santa Catarina, reuniu cerca de 1200 projetos desenvolvidos pelos estudantes. O evento, que tradicionalmente ocorre todos os anos desde 2015, ofereceu uma experiência prática de negócios, combinando criatividade, responsabilidade financeira e visão social aos alunos.     

A Feira é resultado de uma ação conjunta dos componentes de Formação Humana e Empreendedora e Maker (do Ensino Regular), e Life and Carrer Skills e Maker (do Ensino Bilíngue). O evento é aberto ao público e permite que os estudantes apresentem e comercializem os produtos que criaram, incentivando as famílias e outros convidados a conhecerem o resultado de um processo que dura quase o ano todo. 

O projeto tem o objetivo de desenvolver comportamentos empreendedores, bem como proporcionar um ambiente colaborativo. Isso visa estimular a criatividade, a inovação e a vivência das etapas do design thinking: empatia, definição, ideação, prototipagem e testes, explica Raquel Lucy Boff, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo. 

Para a edição deste ano, o evento contou ainda com uma novidade: a inclusão do componente de Matemática no processo de preparação dos alunos para a feira. “Durante as aulas de Educação Financeira, os estudantes puderam trabalhar melhor a administração dos recursos (custos de produção, precificação, cálculo de lucros ou prejuízos”, conta a professora Raquel.   

Temáticas dos projetos  

Nesta edição, os projetos apresentados foram centrados em dois temas principais, estimulando a criatividade e a reflexão sobre questões atuais. Para os alunos do 6º e 7º Ano, a proposta foi desenvolver artesanato sustentável, inspirando-se nas tradições de diferentes povos e utilizando exclusivamente materiais reciclados. Já os estudantes do 8º e 9º Ano criaram soluções para garantir a acessibilidade universal, com foco na inclusão, usabilidade e a integração de diferentes públicos.    

Raquel complementa ainda que a Feira do Empreendedorismo ajuda os estudantes a desenvolver diversas competências, como: habilidade de gerenciar as próprias emoções e a dos outros; capacidade de se comunicar com clareza; trabalho colaborativo e tomada de decisões. “Assim, esperamos contribuir para a formação de jovens responsáveis não só do ponto de vista financeiro, mas também social e ambiental”, finaliza a coordenadora. 

Destaques

Não foi encontrado

Artigos mais lidos

Principais Notícias

Não foi encontrado
Não foi encontrado
Não foi encontrado
Não foi encontrado