Iniciadas neste mês de abril, as atividades do projeto Arte no Pátio estão movimentando os corredores e espaços dos colégios da Rede Positivo com atividades culturais que acontecem durante o ano todo. Idealizado como uma forma de proporcionar vivências significativas aos estudantes, o projeto tem o objetivo de ampliar o repertório artístico dos alunos e despertar o interesse pelas diferentes linguagens da arte.
Segundo a assessora de teatro e eventos dos colégios da Rede Positivo, Rafaela Ricardo Santos Marcolino, além de ampliar o repertório dos estudantes, o projeto Arte no Pátio, oportuniza que os alunos — por meio de apresentações, exposições e outras atividades que possam se aproximar mais das diferentes formas de expressões artísticas. “Para alcançar esse objetivo, são realizadas apresentações culturais que podem ser feitas pelos alunos ou artistas convidados”.
As ações do projeto ocorrem de forma democrática e acessível: qualquer estudante pode participar das apresentações, independentemente de estar matriculado em atividades extracurriculares. “Os alunos de Teatro participam dessas apresentações, mas, não são só eles. O espaço é aberto para estudantes que praticam ou não o PEX”, reforça Rafaela.
A variedade de linguagens artísticas apresentadas é um dos pilares do projeto. De acordo com Rafaela, os eventos envolvem múltiplas formas de expressão, garantindo que todos os estudantes tenham contato com diferentes manifestações culturais. “As apresentações são variadas e envolvem diversas linguagens artísticas”.
Um dos pontos centrais do projeto é a escolha do pátio como local das apresentações. O espaço — tradicionalmente usado como ponto de convivência — ganha um novo significado ao ser transformado em palco artístico, promovendo integração e reforçando o pertencimento dos estudantes à comunidade escolar.
“As atividades acontecem em espaços comuns da escola, especialmente no pátio, o que favorece e oportuniza a integração entre os alunos e o contato direto com as expressões artísticas em um ambiente acessível e acolhedor”, afirma Rafaela.
O professor de Música do colégio Positivo – Master, Igor Ruany Pereira, também destacou o impacto positivo da iniciativa, especialmente para os alunos que já têm alguma relação com a arte. Segundo ele, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento pessoal e artístico dos estudantes. “Por exemplo, aquele aluno que gosta de tocar, é legal ele se apresentar aqui até mesmo para se desenvolver musicalmente e perder, muitas vezes, o medo e a vergonha”.
Já o estudante do 9º Ano, João Henrique Schweigert, do Colégio Positivo – Master, demonstrou empolgação ao compartilhar suas impressões sobre as apresentações. “Gostei muito das apresentações, porque todos os alunos conseguiram fazer algo divertido e mostrar seus talentos para a gente”, disse João.
Com o passar das edições, o projeto tem demonstrado seu potencial transformador, gerando engajamento e encantamento por parte dos alunos e professores. O Projeto Arte no Pátio reforça o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos, utilizando a arte como ferramenta de diálogo, aprendizado e valorização da cultura no ambiente escolar.