Tour pelo Colégio
O apreço pelo meio ambiente está em nosso DNA. Em 2018, projetamos um bosque lúdico, inspirado nos pontos turísticos de Curitiba, com lago, labirinto, cabana, brinquedos e muito mais. Atendemos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e estimulamos o desenvolvimento de habilidades esportivas com um amplo Ginásio Poliesportivo, diversas quadras e piscina olímpica. Para as famílias, oferecemos estacionamentos que garantem o embarque e desembarque seguro dos alunos.
Visando a segurança, os estudantes da Educação Infantil contam com um espaço exclusivo projetado para sua faixa etária, repleto de ambientes agradáveis que incentivam sua natureza lúdica e criativa. Para uma adaptação escolar humanizada e individualizada, nossos professores realizam reuniões individuais antes mesmo do início das aulas, para que a sensação de pertencimento seja construída e, aos poucos, o colo desejado passe a ser também o da professora.
Registrar e apreciar o desenvolvimento vai além de simples anotações. Significa atribuir significado às práticas pedagógicas que permeiam as relações diárias, pautadas pela sensibilidade e pelo cuidado. O Projeto IRIS (Inteligências | Reciprocidade | Imaginação | Sensibilidade) é nossa maneira de aproximar as famílias do cotidiano escolar e proporcionar uma visão clara do processo de aprendizagem de seus filhos. Por isso, a cada ano, entregamos um Caderno de Memórias, repleto de práticas cuidadosamente selecionadas, para compartilhar esses momentos tão especiais.
O aprendizado é mais eficaz quando as crianças colocam a mão na massa. Por isso, adotamos o conceito de “Cultura Maker”, incentivando seu filho a aprender fazendo. Com aulas práticas que integram disciplinas em espaços inovadores, promovemos evolução cognitiva e participação ativa. Os estudantes desenvolvem suas soft skills, como resolução de problemas, cooperação e trabalho em equipe, em aulas de programação, robótica, mecânica, elétrica, entre outras.
Em nossa escola, incentivamos os estudantes, desde cedo, a pensar criticamente sobre o mundo ao seu redor. Promovemos diversas atividades pedagógicas que exercitam a curiosidade natural das crianças e despertam o pensamento científico. Para colocar isso em prática, realizamos dois eventos: a Feira do Conhecimento e a MOBIPE (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo), em que os alunos podem explorar, criar e compartilhar suas descobertas.
Acreditamos que o aprendizado é mais eficaz quando os estudantes se envolvem diretamente. Por isso, adotamos a “Cultura Maker”, incentivando o aluno a aprender fazendo. Em ambientes inovadores, nossas aulas práticas integram disciplinas, promovendo evolução cognitiva e participação ativa. Os estudantes desenvolvem habilidades como resolução de problemas, cooperação e trabalho em equipe, com aulas de programação, robótica, mecânica, elétrica, entre outros.
Desde cedo, é crucial desenvolver a consciência financeira nas crianças, utilizando exemplos e estímulos. Na Matemática, inserimos tópicos para formar indivíduos responsáveis sobre o uso de recursos financeiros, com atividades que estimulam a observação, a reflexão, a formulação de hipóteses, o planejamento e a construção de protótipos. Além disso, por meio do Design Thinking, desenvolvemos o pensamento criativo e estratégico dos alunos, orientando-os como aplicar esses conhecimentos em diversas áreas.
Acreditamos que uma formação integral é vinculada à empatia. Por isso, neste projeto, nossos estudantes realizam trabalhos voluntários como uma disciplina optativa. As ações são determinadas pelas necessidades das instituições escolhidas e apoiadas pelas unidades do Grupo Positivo. Com base nisso, os estudantes, orientados pelos professores, mobilizam toda a escola para arrecadar materiais, como produtos de higiene, alimentos, roupas e até cobertores.
A Max.IA é uma plataforma de inteligência artificial que promove o aprendizado com foco em ações preventivas e corretivas. Baseada em quatro pilares — pedagógico, cognitivo, psicométrico e comportamental —, ajuda os alunos a identificar pontos de melhoria e acessar conteúdos individuais. A plataforma prioriza a aprendizagem em si, criando avaliações para construir perfis dos estudantes e personalizar trilhas de aprendizagem conforme seu engajamento, garantindo uma experiência personalizada à medida que interagem com a ferramenta.
Os estudantes da Educação Infantil que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 15 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Na Educação Infantil, usamos a metodologia de trabalho por projetos (PBL) para valorizar a cultura e a vivência das crianças, enriquecendo a aquisição do inglês. Além disso, as matérias de Art, Music e Movement são ministradas totalmente em inglês, para que os estudantes se habituem com o uso da língua em todos os contextos da vida.
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 20 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem a cultura do “faça você mesmo”, impulsionando novas tecnologias que permitam criar inovações divertidas para as mais diversas situações. Os estudantes aprendem a valorizar a cidadania digital e compreendem a importância do uso eficiente de tecnologias, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa, formulação de hipóteses, construção e execução de projetos.
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 20 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem a cultura do “faça você mesmo”, impulsionando novas tecnologias que permitam criar inovações divertidas para as mais diversas situações. Os estudantes aprendem a valorizar a cidadania digital e compreendem a importância do uso eficiente de tecnologias, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa, formulação de hipóteses, construção e execução de projetos.
No Supermédio, os estudantes têm aulas com os professores do Curso Positivo no contraturno. Eles são preparados para enfrentar os vestibulares mais desafiadores e concorridos do país, como UFPR, Fuvest, Unicamp, UFSC, UEPG, UEM e Unicentro. Desde a 1ª Série do Ensino Médio, nossos alunos mergulham no universo dessas provas, com a orientação especializada de professores do Curso Positivo e do Colégio Positivo, além de material didático específico e assistência diária personalizada.
Os alunos do Ensino Médio que optam por essa modalidade desfrutam de uma verdadeira imersão na língua inglesa. Com aulas no contraturno, eles aprendem o segundo idioma de forma contextualizada, desenvolvem o domínio da língua e a sensibilidade intercultural, ampliando as perspectivas e visões de mundo. Há duas opções de curso remotos que focam em exames internacionais de proficiência em língua inglesa: PEX AP (Advanced Placement), que abrange currículo e exames internacionais em nível acadêmico para os alunos do Ensino Médio; e PEX SAT, que prepara os estudantes para o exame SAT, considerado o Enem americano, nas áreas de Inglês e Matemática.
Estimular expressões culturais e esportivas está em nosso DNA. Por isso, oferecemos variadas práticas e uma estrutura diversificada para que seu filho desenvolva diversas habilidades em um só lugar. Dispomos de atividades extracurriculares em horários adicionais ao regular, que abrangem áreas culturais, esportivas e de idiomas. Confira as tabelas de opções disponíveis para Meio Período, Período Integral e Programa Bilíngue.
No Colégio Positivo – Jardim Ambiental, valorizamos o desenvolvimento integral dos nossos estudantes por meio de uma variedade de atividades enriquecedoras. Entre as principais opções oferecidas estão Ginástica Rítmica, Teatro, Musicalização, Dança, Capoeira, Natação, Futsal, entre outras. Cada uma delas contribui para a saúde física, além do desenvolvimento emocional, social e criativo dos alunos, promovendo um ambiente educativo dinâmico e estimulante.
Temos um Complexo Esportivo com Ginásio Poliesportivo, quadras, piscina coberta e aquecida, Sala de Dança, Ginástica Rítmica e Judô.
Para celebrar, temos dois grandes eventos principais: um durante o ano e outro de encerramento, com apresentações especiais para as famílias.
Também participamos de competições, enfrentando escolas e clubes não só na cidade, mas em diferentes localidades, inclusive internacionalmente.
Temos parcerias para intercâmbios esportivos e já viajamos para diversos lugares, incluindo Estados Unidos, Espanha, Itália, entre outros.
Dispomos de um Complexo Cultural que inclui Sala de Música, com uma variedade de instrumentos de percussão e Sala de Teatro.
Tradicional no Colégio, a Copa Positivo de Ginástica avalia e incentiva o desenvolvimento dos estudantes e apresenta sua evolução às famílias.
Todo ano, realizamos a Olimpíada Positivo, com alunos competindo em voleibol, handebol, futsal, basquete, atletismo e xadrez.
Um aprendizado imersivo, que desenvolve um segundo idioma e habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral
Diretoria
Coordenação
Educação Infantil
Barbara Gobbo Casalet Almeida – 1º ao 3º ano Meio período
Ana Paula Marcon – 4º e 5º ano Regular
Adelita Martinez – Ensino Bilíngue
Ensino Fundamental – Anos Finais
Ana Paula Marcon – 6º ano Meio período
Andressa Henneberg – 7º ao 9º ano Meio período
Elisângela Kallmeyer – Ensino Bilíngue
Ensino Médio
Luciano Sotomaior – Meio período e Supermédio
Elisângela Kallmeyer – Período Integral