A estudante Natália Maliski Moreira, do 9º ano do Colégio Positivo – Master, conquistou medalha de ouro nas etapas regional e estadual da Olimpíada Feminina de Química (Quimeninas), além de receber menção honrosa na etapa federal da competição. O resultado é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e reforça o compromisso da instituição com o incentivo ao protagonismo feminino na ciência.
“Quando abri a planilha e vi meu nome na categoria de medalhistas eu fiquei muito surpresa e alegre, pois todo o meu esforço como boa aluna resultou nessa premiação. Me senti cheia de orgulho de mim mesma e um sentimento de gratidão a todos que me incentivaram a me inscrever na olimpíada, que me ajudaram a estudar para tal e pelo professor Magno e a equipe de coordenação do Colégio, por sempre estarem ao meu lado, em todas as minhas conquistas”, relata a aluna.
Desde cedo, Natália demonstrou curiosidade e entusiasmo pelas ciências. Leitora assídua e apaixonada por aprender, ela vê na Química uma forma de compreender o mundo e expandir seus horizontes. “Desde pequena, procurava ler livros sobre o assunto, assistir documentários sobre reações químicas ou sobre como funciona o universo. Porém, quando comecei a ter aula de ciências no colégio, fiquei ainda mais interessada pela matéria e assim surgiu minha paixão por livros e por estudar sobre o tema”, relata a aluna.
Com as conquistas na Quimeninas, Natália se junta ao grupo de estudantes que têm levado o nome do Colégio Positivo às principais competições científicas do país. A aluna segue inspirando colegas e mostrando que dedicação, curiosidade e incentivo são ingredientes fundamentais para transformar o interesse em resultados concretos.
“Acredito que temos que aproveitar todas as oportunidades possíveis de aprendizado que se apresentam nessa fase de estudante, não somente para adquirir conhecimento, mas também para desafiar-se e conhecer a própria capacidade de ir além de nossas próprias expectativas”, complementa Natália.
O professor de Ciências e Química do Colégio Positivo – Master, Magno Roger Antonichen, um dos principais incentivadores da participação da aluna na Olimpíada Feminina de Química, ressalta que as competições como essa são uma extensão natural do aprendizado em sala e uma oportunidade de promover o protagonismo feminino na ciência.
“Promover a participação feminina em competições científicas é crucial para romper barreiras de gênero, afirmando que as meninas merecem um lugar de destaque na ciência. Essa visibilidade aumenta a confiança e o interesse das mulheres em carreiras historicamente dominadas por homens”, destaca Magno.
A preparação dos estudantes para as olimpíadas científicas no Colégio Positivo vai muito além dos conteúdos teóricos. O processo é marcado pelo encorajamento, pela valorização do potencial individual e por um ensino que alia teoria e prática. Desta forma, promovendo um impacto positivo nos estudantes.
“O principal motor na preparação para as olimpíadas é o encorajamento aliado ao ensino de qualidade e ao incentivo que os alunos atinjam seus objetivos. Frequentemente, os alunos subestimam as próprias habilidades, e nosso papel é mostrar-lhes o potencial que não conseguem ver”, explica o professor.
Magno finaliza destacando o quanto é gratificante acompanhar este resultado na aluna. “A Natália sempre demonstrou um interesse genuíno pela Química. É profundamente gratificante vê-la traduzir isso em reconhecimento por suas habilidades. Sua conquista reafirma o impacto positivo e transformador que um ensino de qualidade pode ter. É um orgulho imenso, como professor, acompanhar o sucesso pessoal dos alunos e saber que deixei uma boa marca nessa jornada”, diz.




