Os Colégios da Rede Positivo – Jardim Ambiental, Júnior, Água Verde, Boa Vista e Positivo International School realizaram mais uma edição do Let’s Play and Sing, evento musical que reuniu estudantes de diferentes unidades em apresentações vibrantes, criatividade e muita expressão artística. Com o tema “Ter coragem para transformar”, o evento foi inspirado pela jornada emocional vivida pelos próprios estudantes: vencer a timidez, confiar na própria voz e enfrentar o palco como espaço de expressão artística e crescimento.
Segundo o professor de música do Positivo Internacional School, Leandro de Araújo Ramos, o tema surgiu do próprio processo vivido pelos estudantes durante o ano. “A música, nesse contexto, foi uma ferramenta poderosa de transformação: cada ensaio e cada apresentação representaram um ato de coragem, mostrando que quando nos permitimos enfrentar nossos medos, conseguimos nos reinventar e inspirar os outros”, disse.
O profissional destaca ainda que, durante o processo de preparação e participação do evento, os estudantes puderam desenvolver pontos como: autoconfiança, trabalho em equipe, disciplina e comprometimento, expressão artística e criatividade e ainda a resiliência. “Aprenderam a lidar com desafios e transformar inseguranças em força no palco”, relatou.
No Positivo International School, o evento contou com aproximadamente 50 alunos envolvidos diretamente nas apresentações. Estavam eles distribuídos entre as bandas: Thunder Chain, Street Mad Dogs, The Socks, Eclipse, Haze, Hot Play e The Blank Noise. Na plateia, o público foi formado por familiares, colegas e toda a comunidade escolar. “Eles lotaram o espaço nos dois dias de evento, tornando cada apresentação ainda mais especial. Aproximadamente 200 pessoas estiveram nos dois dias de apresentações”, conta Leandro.
No Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o grupo vocal ganhou grande destaque durante o Let’s Play and Sing. De acordo com a assessora de Música do Bilíngue, Elaine Stroparo Bülow, os alunos foram preparados ao longo do ano nas aulas semanais de PEX e, nas semanas finais, participaram de dois grandes ensaios coletivos no Colégio, além do ensaio geral no dia da apresentação. Esses encontros tiveram como foco o aprimoramento da projeção vocal, da interpretação e da segurança no palco.
A construção do repertório foi realizada em conjunto pelos professores e pelas turmas, sempre alinhada ao tema “Ter coragem para transformar”, que orientou toda a edição do evento. No PositivoInternational School a responsável foi a professora de Grupo Vocal, Anne Karen Sampaio Pacheco e no Colégio Positivo – Jardim Ambiental, a professora de Grupo Vocal, Geovanna Caroline Ançay Pinheiro. Esse processo de escolha reforçou o propósito artístico da proposta, permitindo que cada música dialogasse com a experiência emocional dos estudantes e com a mensagem central do espetáculo.
“O maior desafio de um grupo vocal é conquistar a unidade afinação, equilíbrio, ritmo e expressão coletiva. Além de manter o equilíbrio e domínio das técnicas para apresentar para um público maior”, explicou a assessora.
Para a educadora, cantar em grupo é uma das experiências mais transformadoras da formação musical. O impacto vai muito além do palco: os estudantes desenvolvem autoconfiança, aprendem a gerir a ansiedade, fortalecem o sentimento de pertencimento, ampliam a empatia e assumem responsabilidades coletivas. Ao perceber que sua voz contribui para algo maior, cada aluno reconhece seu papel dentro do conjunto e descobre novas formas de se expressar.
“Cantar em coro é aprender a estar com o outro. É crescer emocionalmente, musicalmente e socialmente. É transformar vozes individuais em uma única expressão de harmonia, união e beleza”, finaliza Elaine.




