Notícias

Compartilhar

7 erros comuns em redações e como evitá-los

A redação estilo dissertativo-argumentativo é uma parte muito importante em diversas avaliações de vestibulares, Enem ou até mesmo em concursos. Entretanto, muitos candidatos cometem erros que comprometem sua nota. Para elaborar um texto bem-estruturado, separamos os sete erros mais comuns e como evitá-los.

1) Fugir do tema ou tangenciá-lo

O tema delimita um aspecto específico a ser discutido sobre determinado assunto.

Para acertar: apresente informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema sempre em primeiro plano. Não se esqueça de ler atentamente a proposta e identifique o recorte temático antes de escrever.

2) Usar 1ª pessoa do singular em textos dissertativos-argumentativos

A dissertação expressa, de forma impessoal, uma opinião ou crítica sobre determinado assunto, com o objetivo de convencer o leitor ou causar uma reflexão acerca do tema.

Para acertar: faça a defesa de suas ideias por meio de argumentos e explicações redigidas sempre na 3ª pessoa do singular ou do plural, evite expressões como “eu acho”, “na minha opinião”, “eu penso”. Em vez disso, utilize construções impessoais como “É possível observar que…”.

3) Escrever de forma coloquial ou conforme a língua falada

A escrita formal traz um conjunto de padrões que definem o uso correto da língua portuguesa.

Para acertar: escreva respeitando todas as normas gramaticais e evite usar gírias, jargões, abreviaturas etc. Lembre-se de que

4) Usar frases de efeito ou de senso comum

A originalidade enriquece a argumentação e eleva o teor do texto.

Para acertar: evite usar frases prontas como “Nos dias de hoje”, “verdade universais”, “desde o princípio da humanidade” e “o Brasil é um país de contrastes”, “Amazônia pulmão do mundo”, etc. Opte por argumentações mais autênticas e fundamentadas.

5) Generalizar os argumentos

O texto dissertativo deve ser estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, períodos, parágrafos e frases também devem ser organizados de forma clara.

Para acertar: evite usar palavras como “todos”, “sempre”, “nunca” e “jamais”, elas podem levar a generalizações equivocadas. Prefira expressões como “em grande parte”, “na maioria das vezes” ou “em algumas situações”.

6) Falta de progressão textual e coesão

O texto dissertativo deve ser estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, períodos, parágrafos e frases também devem ser organizadas de forma clara.

Para acertar: divida os argumentos para cada parte do texto, apresente a ideia, defenda e, por fim, sintetize e proponha um desfecho. Ao escrever, use conectivos como conjunções ou locuções, advérbios e pronomes, mantendo a leitura fluída, transmitindo um encadeamento das ideias.

7) Letra ilegível

A clareza na escrita é essencial para a compreensão do texto.

Para acertar: mantenha o hábito de escrever à mão, treine caligrafia e tenha paciência na hora de redigir sua redação. Uma letra legível facilita a leitura do corretor e evita interpretações erradas.

Seguindo essas dicas, você aumentará suas chances de obter uma excelente nota na redação.

Boa escrita!

Relevantes

Artigos mais lidos