O Programa de Leitura da Rede Positivo já tem um nome oficial: “Virando a Página”. A escolha dos três finalistas, das tantas participações recebidas dos estudantes, foi feita por meio de um concurso realizado nas contas oficiais do Instagram dos Colégios da Rede Positivo, que mobilizou toda a comunidade escolar. O vencedor foi o aluno do Colégio Positivo – Boa Vista, Francisco Fukuda Ribeiro, que agora entra para a história da instituição ao batizar uma das iniciativas mais significativas da rede. A ação reforça o compromisso da escola em valorizar a participação e o protagonismo dos jovens na construção de projetos educacionais.
Os nomes finalistas, que estavam concorrendo, eram: Positivo lê+, Expedição Literária e Virando a Página (nome ganhador). O estudante vencedor, Francisco, irá receber como premiação um vale livro. Ele compartilhou conosco sua felicidade em ter ganhado o concurso. “Fiquei muito feliz, pois sempre gostei dos momentos de leitura durante as aulas”, relata.
A inspiração para o nome do Programa de Leitura, segundo o aluno, veio do simbolismo do ato de ler. “Tive essa ideia, pois ‘Virando a Página’ também significa avançar e progredir”, destaca. Outro fator importante para a sugestão veio por meio do seu contato diário com a leitura. “Comecei a ler gibis quando era pequeno, atualmente, prefiro biografias e livros de suspense. No dia a dia, leio durante os estudos e antes de dormir”, complementa Francisco.
O Programa de Leitura dos Colégios da Rede Positivo, que agora atende pelo nome “Virando a Página”, tem como propósito formar uma geração que não apenas saiba ler, mas que também tenha prazer e interesse pela leitura. Para isso, a escola desenvolve diversas ações dentro e fora da sala de aula, ampliando o alcance dessa proposta e alinhando-se ao Manifesto pela Leitura da instituição, que pode ser lido aqui!
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos Colégios da Rede Positivo, Lucimeire Fedalto, envolver os alunos na escolha desse nome — tão importante para a instituição — vai ao encontro do papel da escola, que é justamente de contribuir para a formação de cidadãos autônomos e críticos.
“Envolver os estudantes em iniciativas como o concurso de escolha do nome para o nosso programa de leitura é uma forma de dar vez e voz, estimulando responsabilidade, participação e senso de pertencimento. Isso fortalece vínculos, torna a experiência escolar mais significativa e cria memórias positivas que acompanham os alunos ao longo da vida”, complementa Lucimeire.
Lucimeire destaca ainda como o Virando a Página incentiva a leitura ao integrá-la ao cotidiano escolar, seja em momentos estruturados, como o tempo dedicado à leitura, seja em espaços acolhedores, como as Estações Literárias espalhadas pelas escolas, ou em outras experiências literárias. “Dessa forma, o ato de ler deixa de ser apenas uma obrigação e passa a ser vivido como uma prática prazerosa e compartilhada por toda a comunidade escolar”, finaliza.