Momentos de celebração, emoção e despedidas marcaram as cerimônias de encerramento realizadas nos colégios da Rede Positivo. Destinadas aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os eventos simbolizaram a conclusão de etapas significativas na trajetória escolar e o início de novos desafios.
Educação Infantil
A Cerimônia de Encerramento da Educação Infantil contou com um ambiente lúdico e acolhedor. A festa foi leve, divertida e criativa, com apresentações de teatro, dança e música, em que as crianças participaram de uma homenagem especial para celebrar todos aqueles que fizeram parte de sua trajetória.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios da Rede Positivo (CIPP), Hannyni Mesquita, esse é um período de muitas mudanças para os pais também. “É um tempo de crescimento, com novos espaços, novas experiências e muitas histórias que continuam. A autonomia das crianças avança, mas a preocupação com os cuidados e a atenção dedicados a elas permanece. O Ensino Fundamental começa, mas a infância ainda está presente. Por isso, realizamos o projeto Prosseguir, que cuida da transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais, respeitando cada fase do desenvolvimento humano”, relata a profissional.
Ensino Fundamental – Anos Finais
Já no Ensino Fundamental – Anos Finais, a sua conclusão simboliza a transição para o tão esperado Ensino Médio, etapa que exige maior autonomia, preparo emocional e reflexão para o futuro. “O Ensino Fundamental é a fase mais longa da vida escolar justamente porque a criança e, depois, o adolescente, se preparam para vivências que exigirão dele preparo emocional e conhecimento, como a escolha da carreira e as responsabilidades da vida adulta”, explica Raquel Lucy Boff, coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios da Rede Positivo (CIPP).
As cerimônias de encerramento aconteceram nos colégios da Rede Positivo das sedes Água Verde, Boa Vista, Jardim Ambiental, Júnior, Master, Londrina, Joinville e International School. Raquel destacou ainda o quanto a cerimônia foi emocionante para todos: “Além do momento mais esperado por estudantes e famílias, que é ouvir o nome ser chamado pelo mestre de cerimônias para cumprimentar os integrantes da mesa e receber um canudo simbólico, nessa celebração de encerramento, os jovens podem homenagear familiares e professores, bem como ouvir os conselhos do professor ou da professora escolhido(a) pelos próprios alunos”, finaliza.