Na primeira semana de novembro, o Colégio Positivo – Joinville teve destaque internacional ao representar o Brasil no encerramento global do Climate Action Project, o Climate Action Day, uma transmissão mundial que reuniu escolas de seis continentes para compartilhar soluções sustentáveis desenvolvidas por estudantes. O vídeo enviado pela unidade foi aprovado e exibido durante a ocasião, colocando o colégio entre as escolas de referência no projeto, que envolve milhares de alunos ao redor do planeta.
“Foi uma alegria imensa sermos convidados para representar o país nesse encerramento. Pensamos em mostrar o que acontece não só em uma turma, mas em toda a escola e na própria Rede Positivo. É um reconhecimento que mostra a relevância do nosso trabalho e o envolvimento dos nossos estudantes em um movimento global”, contou a assessora de Línguas do Colégio Positivo – Joinville e assessora de Global Perspectives do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), Suelen Cristina Ribeiro Magalhães.
O convite internacional foi recebido pela professora Mrs. Arnhold, junto à turma 6B, que desenvolveu o projeto em parceria com a assessoria pedagógica da Suelen.
“A Mrs. Arnhold foi a professora que trouxe o convite e, a partir daí, criamos juntas um plano de ação que envolveu toda a turma. Foi um processo de muita troca e colaboração. Também é importante destacar o apoio dos professores e coordenadores do currículo brasileiro, que tornaram o trabalho interdisciplinar e ainda mais significativo”, acrescentou Suelen.
Movimento global pelo clima
O Climate Action Project é uma iniciativa internacional que conecta escolas de mais de 140 países em torno do debate e da ação sobre as mudanças climáticas. Nos Colégios da Rede Positivo, na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, o projeto faz parte da matriz pedagógica do Ensino Bilíngue, integrando o ensino da língua inglesa ao desenvolvimento de consciência ambiental, pensamento crítico e colaboração global.
Durante seis semanas de atividades na plataforma internacional, os professores compartilharam práticas e os alunos investigam suas causas, os efeitos e as soluções para o aquecimento global, publicando suas descobertas e interagindo com escolas de diferentes regiões do mundo.
O projeto está inserido nos componentes de Global Perspectives e Ecoliteracy, que abordam a educação ambiental e a formação do aluno global. Além das interações internacionais, os estudantes também realizam pesquisas locais, entrevistando familiares e membros da comunidade para relacionar suas descobertas ao contexto em que vivem.
“As turmas se conectam com outras sedes, de outras cidades, para apresentar resultados e debater o tema. Esse intercâmbio é riquíssimo, porque faz o aluno perceber o impacto das próprias ações e entender como os desafios climáticos se refletem em diferentes realidades”, destacou Suelen.
Aprender para agir
Durante o projeto, os professores dos Colégios da Rede Positivo publicaram relatórios, imagens e vídeos das experiências de suas turmas, sendo acompanhados pelos coordenadores internacionais. Ao final, as escolas mais engajadas foram convidadas a compartilhar seus resultados no Climate Action Day, e Joinville foi uma das escolhidas para representar o Brasil.
Além disso, os estudantes também participaram de desafios práticos, como o plantio de árvores, ampliando o compromisso com a sustentabilidade dentro e fora da escola. “Este é um trabalho contínuo, que reforça a importância da educação para transformar realidades”, completou Suelen.
Aprendizado que continua
Mesmo após o encerramento da plataforma internacional, o tema segue em pauta até o final do trimestre letivo. Os professores dos Colégios da Rede Positivo continuam trabalhando o Climate Action Project dentro do currículo, com propostas integradas aos componentes de Ecoliteracy e Global Perspectives.
“O terceiro trimestre inteiro é dedicado a essa temática. As interações com outros países seguem acontecendo até o final de novembro, o que permite que nossos alunos continuem aprendendo de forma atual, conectada e significativa”, concluiu a educadora.
Confira abaixo o vídeo apresentado durante o evento pelo Colégio Positivo – Joinville.







