Notícias

Compartilhar

Cine Positivo reúne estudantes em projeto anual de criação audiovisual e protagonismo

A criação audiovisual mobilizou estudantes da 2ª série do Ensino Médio em um projeto anual que integra língua inglesa, arte e produção criativa, resultando no Cine Positivo, etapa em que os vídeos finalizados concorrem em um concurso interno, com avaliação técnica e artística. Em 2025, a iniciativa envolveu os Colégios Positivo – Boa Vista, Hauer, Ângelo Sampaio, Jardim Ambiental, Master, Londrina, reunindo alunos de diferentes cidades em um mesmo desafio: planejar e produzir conteúdos autorais com responsabilidade e domínio técnico. 

Segundo o assessor e professor de língua inglesa (regular e bilíngue) do Ensino Médio, Murilo Lopes Sobrinho, o Cine Positivo vai muito além de um concurso pontual: trata-se do resultado de um processo estruturado ao longo do ano, pensado para desenvolver competências pessoais, linguísticas, artísticas, técnicas e criativas. “A ideia central é transformar o aluno em protagonista do processo criativo. Ele pesquisa, roteiriza, grava, edita e reflete sobre a produção”, explica. 

Um percurso em quatro entregas ao longo do ano 

Murilo explica também que a proposta é organizada em quatro entregas, que juntas constroem uma criação audiovisual completa. No primeiro bimestre, os estudantes formam equipes e escolhem o formato do vídeo: videoclipe musical (com lip syncing), documentário autoralcurta-metragem autoral ou trailer (autoral ou baseado em material original). A primeira entrega é uma peça gráfica de divulgação (como pôster, capa de álbum ou identidade visual) que representa o projeto e marca o início do planejamento estético. 

No segundo bimestre, a equipe desenvolve um pré-roteiro, organizando cena a cena, com definição de figurino, locações, objetos e estrutura narrativa. É nesse período que, em geral, as gravações começam a ganhar ritmo. No terceiro bimestre, acontece a etapa mais aguardada: os alunos finalizam as gravações e realizam a edição do vídeo, incluindo elementos obrigatórios como legendascards de identificação e adequação às regras de duração. No quarto e último bimestre, os estudantes entregam um diário ou blog de produção, construído paralelamente durante o ano, com registros do processo, decisões criativas e aprendizados. 

Durante todo o percurso, as etapas são orientadas pelos professores de inglês e de arte, que reforçam prazos, critérios e procedimentos em momentos estratégicos do bimestre. 

Um olhar externo para a criação audiovisual dos alunos 

No terceiro bimestre, o vídeo finalizado é entregue ao professor de língua inglesa, que atribui nota e verifica se a produção atende aos critérios técnicos. Em seguida, cada unidade define quais vídeos irão representar a escola no concurso, seja por curadoria do professor, seja por escolha com votação interna, conforme o modelo adotado localmente. 

No concurso, os trabalhos são reavaliados por jurados externos, que atribuem notas de 1 a 5 com base em critérios mais técnicos e artísticos. Os vencedores são anunciados em uma transmissão ao vivo no YouTube, geralmente próxima ao fim do quarto bimestre, e as equipes premiadas recebem o troféu de sua categoria. 

Autenticidade nas escolhas dos estudantes  

Ao analisar a edição de 2025, Murilo destaca um movimento que vem se consolidando nos últimos anos: os alunos estão cada vez mais seguros para escolher referências que realmente gostam e não apenas o que está “na moda”. Isso se reflete em músicas menos óbvias, narrativas mais autorais e estilos de produção diferentes dos padrões que antes se repetiam. 

Para ele, essa mudança indica um amadurecimento importante: mais autenticidade, mais disposição para correr riscos e menos receio de se expor criativamente, características diretamente conectadas ao objetivo de formar estudantes críticos, criativos e capazes de produzir conteúdo com intencionalidade. 

Um projeto que evolui com o tempo 

Murilo também ressalta que a força do Cine Positivo está evoluindo, ao longo dos anos, a iniciativa passou por adaptações para acompanhar mudanças tecnológicas, de linguagem e de comportamento das novas gerações. Esse aprimoramento contínuo envolve escuta ativa, feedback das unidades e planejamento antecipado, tanto que as conversas sobre ajustes para o ano seguinte começam ainda durante o encerramento da edição vigente. 

Ao final, o Cine Positivo se consolida como uma experiência formativa completa: uma jornada que une criação audiovisual, língua inglesa e expressão artística em um processo de autoria, colaboração e desenvolvimento, com estudantes no papel principal.

Relevantes

Artigos mais lidos