Realizada no último sábado, a 3ª Jornada de Carreiras e Profissões conectou estudantes com universidades nacionais e internacionais em uma manhã repleta de descobertas e trocas sobre o mercado de trabalho. Durante o encontro, os alunos participaram de palestras, oficinas e feira de profissões, com destaque para a presença do quadrinista Guilherme Match, criador da série Rockslin, que compartilhou com os alunos sua trajetória e o processo criativo por trás de suas obras.
“Foi uma experiência muito legal, pois iniciei minhas histórias em quadrinhos no ensino médio. Nessa época, eu peguei gosto e me apaixonei pelo mundo dos quadrinhos. Foi uma fase muito importante e estar aqui com eles, neste momento tão significativo da vida deles, e apresentar a escrita como uma oportunidade de carreira é muito bacana”, compartilhou o artista.
Muito além da publicação por editora, Guilherme destacou que a publicação independente também é uma possibilidade. “Eu segui publicando quadrinhos neste formato por muito tempo. É uma alternativa legal para você criar suas histórias, seus personagens, então eu também estou trazendo para mostrar que mesmo você ainda não tendo um contrato com a editora, ou ainda sendo menor de idade, você consegue criar, produzir, publicar, mostrar para o mundo as suas criações e seus personagens“, complementou o profissional.
Experiências que inspiram escolhas
Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Positivo – Hauer, Laura Pivato, o evento foi uma oportunidade de enxergar o futuro de forma mais concreta. “Estou achando muito legal e intuitivo. É uma chance de conhecer várias carreiras e entender o que posso seguir no futuro. Várias faculdades estão aqui ajudando a gente a escolher algum caminho”, disse.
A diretora do Colégio Positivo – Boa Vista, Izabella Milléo Bini, ressaltou a importância para os estudantes que estão nesta fase de decisão participarem, da Jornada de Carreiras e Profissões. “Este é o momento de fazer a escolha da sua vida profissional. A feira é fundamental para saber onde o estudante quer estudar e que caminho seguir”, destacou.
Internacionalização
Um dos grandes destaques da Jornada de Carreiras e Profissões foram os estandes de universidades nacionais e internacionais. Segundo a diretora Izabella, essa é uma das opções que mais tem brilhado aos olhos dos alunos atualmente. “Eu vejo uma preocupação muito grande na busca por instituições que trabalhem o aprofundamento da língua inglesa, que tragam o bilinguismo, que tragam a internacionalização, porque é um caminho que a gente vê cada vez mais próximo ao colégio”, comentou.
Segundo a representante comercial da Egali, uma das expositoras no evento, Bruna Vaz, hoje, a internacionalização não é mais um diferencial e sim algo esperado. “Muito além do idioma, se trata de soft skills, das habilidades desenvolvidas globalmente, neste contato com diferentes culturas“, relata.
Além de palestras
Além de palestras e da feira de profissões, o evento contou com uma Feira do Livro, promovida pela livraria A Página e uma praça gastronômica de foodtrucks, que tornaram o ambiente leve, acolhedor e vibrante. Mais do que um encontro informativo, a 3ª Jornada de Carreiras e Profissões se consolidou como um espaço de descobertas, conexões e aprendizados reais, reafirmando o compromisso do Colégio Positivo em preparar seus estudantes para o futuro com propósito, confiança e visão global.