Os Colégios da Rede Positivo vão ampliar sua oferta de ensino bilíngue a partir de 2026, trazendo novidades que fortalecem ainda mais a proposta educacional da instituição. O objetivo é atender diferentes necessidades das famílias e oferecer experiências de aprendizado alinhadas aos mais altos padrões internacionais.
Um dos grandes destaques para as novas possibilidades de ensino bilíngue para 2026 está na oferta no Meio Período. Para a Gerente de Internacionalização do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, Ana Teixeira, o objetivo central do programa é proporcionar ao aluno, além da fluência em inglês, uma vivência que o leve a desenvolver uma mentalidade internacional e multicultural.
“Quando implementamos um programa bilíngue de meio período, passamos a oferecer mais componentes curriculares em inglês para todos os estudantes da escola, o que os possibilita a compreender o mundo por meio dos dois idiomas. O português e o inglês são ferramentas na compreensão e análise da diversidade do mundo em que vivemos. Essa construção os permite escolher entre uma vida acadêmica, e futuramente profissional, dentro ou fora do país”, complementa a profissional.
A opção de Meio Período é ofertada para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental com 30% dos componentes curriculares em inglês, enquanto no Ensino Médio, essa proporção é de 15%. Além disso, projetos internacionais são destaque nesta opção, como o Climate Action Project, e certificações de Cambridge Assessment, que garantem simulados e certificações oficiais a partir do 5º ano.
Esta modalidade estará disponível nas unidades: Colégio Positivo – Água Verde, Colégio Positivo – Boa Vista, Colégio Positivo – Londrina, Colégio Positivo – Master, Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Colégio Positivo – Joinville, Colégio Positivo – Júnior.
Já tradicional nos Colégios da Rede Positivo, esta modalidade oferece uma imersão enriquecedora, com currículo estendido nos cinco dias da semana, que integra o inglês ao dia a dia dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com foco na formação global. Além disso, contém uma grade internacional integrada à nacional: os componentes são ministrados em ambas as línguas, totalizando aproximadamente 15 horas de aulas em inglês na Educação Infantil e em média 20 horas no Ensino Fundamental.
Esta modalidade estará disponível nas unidades: Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Colégio Positivo – Joinville e Colégio Positivo – Júnior.
Outra novidade que se destaca para 2026 é a Dupla Diplomação. Ana Teixeira explica que a modalidade se trata de uma parceria com a The Keystone School, onde os alunos poderão cursar, além do currículo nacional, disciplinas do High School norte-americano, em formato online com aulas assíncronas e monitorias semanais. Ao final, o estudante recebe dois diplomas: um brasileiro e um norte-americano.
“A entrada poderá acontecer já a partir do 8º e 9º ano, em algumas unidades, ou no máximo até a 1ª série do Ensino Médio, quando o percurso segue de forma extracurricular ao longo das três séries. O programa amplia as oportunidades acadêmicas, fortalece o inglês em contexto real e favorece o ingresso em universidades estrangeiras”, complementa Ana Teixeira.
No Colégio Positivo, ampliamos as experiências de nossos alunos por meio de parcerias globais que fortalecem a formação acadêmica e cultural. Em parceria com a Full Sail University (EUA), os estudantes podem cursar disciplinas eletivas on-line diretamente com professores da universidade, vivenciando conteúdos atuais e de relevância internacional. Além disso, participamos do Climate Action Project, que conecta turmas de diferentes países em debates sobre mudanças climáticas, estimulando o protagonismo, a consciência ambiental e a troca de experiências multiculturais.