No mês de outubro, o Teatro UP Experience foi palco de mais uma edição do Espetáculo de Dança dos colégios da Rede Positivo – Água Verde, Boa Vista, Jardim Ambiental, Júnior e o International School. Inspirado no filme “O Rei do Show”, os alunos recriaram no palco a jornada de um circo que luta para se reerguer após um incêndio, trazendo uma história de resiliência, superação e acolhimento das diferenças.
Com coreografias envolventes e trechos da trilha sonora original do filme, o espetáculo emocionou famílias e a comunidade escolar, proporcionando uma reflexão sobre a beleza da diversidade e a importância do apoio mútuo. Ao todo, 595 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, brilharam nas sete apresentações realizadas ao longo de três dias de evento.
A assessora artística do evento e professora de dança do Colégio Positivo – Júnior, Larissa Godoi, explica que o tema deste ano foi escolhido para fortalecer valores de respeito e empatia entre os alunos. “Ao longo do primeiro semestre, as professoras de dança levaram para suas aulas o tema da Posiarte deste ano, que é ‘Ser diferente faz a diferença’ e a história da apresentação. Por meio de rodas de conversa e brincadeiras, buscamos falar sobre as diferenças e a beleza contida nelas”, relatou.
Preparação
A preparação para o espetáculo foi intensa e rendeu momentos de muita dedicação. Os estudantes ensaiaram durante três meses para o grande dia, memorizando coreografias para modalidades de Dança, Jazz e Hip Hop. “Cada aula foi uma etapa para ensinar, explicar e ajustar as coreografias. É um processo para que todos estejam seguros e prontos para se divertir no palco”, explicou Larissa Godoi.
Em casa, os ensaios também foram intensos e cheios de expectativa. Franciele Rosário, mãe da aluna Eliza (3 anos), do Colégio Positivo – Água Verde, conta que os preparativos para o evento trouxeram muitas emoções. “Ela estava muito animada. O ponto mais alto foi o ensaio geral no teatro, em que ela foi com as colegas, de ônibus, o primeiro passeio dela com a escola. Foi um grande evento, foram tantas experiências novas e ela adorou tudo”, afirmou a mãe.
No dia, a emoção foi ainda mais intensa. “Foi a primeira grande apresentação da Eliza para tantas pessoas, foi muito emocionante. Quando ela apareceu, já comecei a chorar. Foi incrível ver ela tão feliz e linda no palco. Na volta para casa, perguntamos o que ela sentiu quando viu tantas pessoas na plateia e ela disse: ‘o medo!’. Demos risada e elogiamos o fato dela ter sido corajosa e dançado tão bem!”, destacou Franciele.
Além da apresentação artística
Segundo a professora de referência PEX – Hip Hop, Cielle de Sousa, o Espetáculo de Dança do Colégio Positivo vai além de uma apresentação artística: ele é parte fundamental da proposta pedagógica da instituição, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Durante o ano letivo, os estudantes se preparam para esse momento, ansiosos para compartilhar com familiares e amigos o repertório aprendido em sala.
“Por meio de eventos com essas características, os alunos desenvolvem habilidades que transcendem a sala de aula e os aspectos cognitivos e motores. O trabalho coletivo, controle emocional, autoconfiança, autonomia e a capacidade de lidar com o inesperado são destaques para os pontos desenvolvidos ao estar em cena”, finaliza a professora Cielle.