Tour pelo Colégio
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais de meio período, 30% dos componentes curriculares são em inglês, com cinco aulas em língua inglesa. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em meio período, garantindo uma vivência constante e estruturada no idioma. Além das aulas diárias, temos ações educativas ministradas na língua inglesa, como o Climate Action Project, e os estudantes contam com a chancela da Cambridge International, que garante simulados e certificações reconhecidas mundialmente a partir do 5º ano.
Na Educação Infantil de meio período, 30% dos componentes curriculares são em inglês, com duas aulas em língua inglesa para o Infantil 1 e 2 e três aulas de língua inglesa para o Infantil 3, 4 e 5. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em meio período, garantindo uma vivência constante e estruturada no idioma. Além das aulas diárias, temos ações educativas ministradas na língua inglesa, como o Climate Action Project, e os estudantes contam com a chancela da Cambridge International, que garante simulados e certificações reconhecidas mundialmente a partir do 5º ano.
Oferecemos uma educação individualizada e acolhedora, integrando a família em cada passo. Antes de começar as aulas, realizamos atendimentos individuais para que a professora conheça cada detalhe do seu filho. Com essas informações, criamos um ambiente onde a criança percebe a escola como uma verdadeira extensão da sua casa, proporcionando contato com a natureza, espaços para brincadeiras, alimentação saudável com horários personalizados e outros cuidados essenciais para o desenvolvimento dela.
Registrar e apreciar o desenvolvimento vai além de simples anotações. Significa atribuir significado às práticas pedagógicas que permeiam as relações diárias, pautadas pela sensibilidade e pelo cuidado. O Projeto IRIS (Inteligências | Reciprocidade | Imaginação | Sensibilidade) é nossa maneira de aproximar as famílias do cotidiano escolar e proporcionar uma visão clara do processo de aprendizagem de seus filhos. Por isso, a cada ano, entregamos um Caderno de Memórias, repleto de práticas cuidadosamente selecionadas, para compartilhar esses momentos tão especiais.
Na Educação Infantil de meio período, 30% dos componentes curriculares são em inglês, com duas aulas em língua inglesa para o Infantil 1 e 2 e três aulas de língua inglesa para o Infantil 3, 4 e 5. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em meio período, garantindo uma vivência constante e estruturada no idioma. Além das aulas diárias, temos ações educativas ministradas na língua inglesa, como o Climate Action Project, e os estudantes contam com a chancela da Cambridge International, que garante simulados e certificações reconhecidas mundialmente a partir do 5º ano.
Trabalhamos com turmas reduzidas para um acompanhamento mais eficaz de nossos estudantes. Além disso, oferecemos preparação intensiva para o Exame de Cambridge e realizamos simulados idênticos à prova oficial, para proporcionar uma avaliação precisa do nível de cada aluno. Isso culmina no Certificado CLIP — Certificate of Achievement —, que indica o nível do estudante de acordo com o Quadro Comum Europeu de Línguas. A partir do 6º Ano, os alunos são nivelados para promover um ambiente de aprendizagem heterogêneo e seguro.
O Climate Action Project inspira nossos alunos a pensarem globalmente e agirem localmente. Por meio do aprendizado bilíngue, exploram causas e efeitos das mudanças climáticas, trocam ideias e compartilham soluções com escolas do mundo todo. Mais do que um projeto, é uma jornada de consciência, empatia e colaboração para um futuro sustentável.
Para valorizar o olhar sensível do educador e as manifestações culturais dos estudantes, trabalhamos com registros de vídeos, imagens e textos que mostram os diferentes processos de aprendizagem, destacando a ação coletiva e os múltiplos olhares. Essas informações são disponibilizadas no Diário de Bordo (item que compõe a apresentação da Feira do Conhecimento, Feira Científica e da MOBIPE) e na exposição de trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano.
O projeto combina Psicologia Escolar com o componente (disciplina) de Ciências, realizando dois encontros de duas horas no contraturno. Seu objetivo é desenvolver habilidades como autoconhecimento corporal, reflexão sobre regras e limites, prevenção de riscos, autocuidado, responsabilidade, respeito, empatia e fortalecimento da autoestima. Além disso, trabalha com o tema da puberdade, abordando as transformações biopsicossociais e os cuidados com o corpo nesta fase da vida.
O projeto combina Psicologia Escolar com o componente (disciplina) de Ciências, realizando dois encontros de duas horas no contraturno. Seu objetivo é desenvolver habilidades como autoconhecimento corporal, reflexão sobre regras e limites, prevenção de riscos, autocuidado, responsabilidade, respeito, empatia e fortalecimento da autoestima. Além disso, trabalha com o tema da puberdade, abordando as transformações biopsicossociais e os cuidados com o corpo nesta fase da vida.
O Cine Positivo é um projeto anual cheio de criatividade, conduzido pelos componentes de Arte e Língua Inglesa com os estudantes da 2ª série. Ao longo do ano, eles produzem vídeos incríveis, que são organizados por categorias e participam de divertidas competições internas e entre unidades. Tudo isso termina em uma grande premiação, que celebra as produções que tiveram mais destaque!
Em nossa escola, incentivamos os estudantes, desde cedo, a pensar criticamente sobre o mundo ao seu redor. Promovemos diversas atividades pedagógicas que exercitam a curiosidade natural dos alunos e despertam o pensamento científico. Para colocar isso em prática, realizamos dois eventos: a Feira do Conhecimento e a MOBIPE (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo), em que os alunos podem explorar, criar e compartilhar suas descobertas.
Em parceria com a The Keystone School, nossos estudantes, a partir do 8º e 9º ano, podendo iniciar no máximo até a 1ª série do Ensino Médio, podem cursar, além do currículo nacional, disciplinas do High School norte-americano. As aulas ocorrem no formato online de forma assíncrona e monitorias semanais. No final, o estudante recebe dois diplomas: um brasileiro e um norte-americano.
No Ensino Médio, nossos estudantes recebem acompanhamento personalizado voltado aos processos de admissão em universidades internacionais. Com orientação individualizada, eles desenvolvem uma candidatura competitiva e ampliam suas chances de sucesso no ingresso em instituições de ensino no exterior.
Por meio da parceria entre a Full Sail University (EUA) e os colégios da Rede Positivo, os estudantes têm a oportunidade de participar de cursos inovadores, nas chamadas Carreiras do Futuro, em áreas como desenvolvimento de jogos, música, artes e até inteligência artificial.
Para praticar as várias habilidades propostas em Linguagens, nossos alunos produzem vídeos nas categorias de Clipe de Música, Documentário, Curta-Metragem, Trailer ou Short-form vídeo. Os trabalhos inscritos passam por avaliação e, após classificados, são exibidos em um evento on-line aberto ao público. Os melhores de cada categoria são premiados com o troféu Cine Positivo.
Acreditamos que uma formação integral é vinculada à empatia. Por isso, neste projeto, nossos estudantes realizam trabalhos voluntários como uma disciplina optativa. As ações são determinadas pelas necessidades das instituições escolhidas e apoiadas pelas unidades do Grupo Positivo. Com base nisso, os estudantes, orientados pelos professores, mobilizam toda a escola para arrecadar materiais, como produtos de higiene, alimentos, roupas e até cobertores.
Os estudantes da Educação Infantil que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, cinco dias na semana, em período integral, totalizando 15 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
Registrar e apreciar o desenvolvimento vai além de simples anotações. Significa atribuir significado às práticas pedagógicas que permeiam as relações diárias, pautadas pela sensibilidade e pelo cuidado. O Projeto IRIS (Inteligências | Reciprocidade | Imaginação | Sensibilidade) é nossa maneira de aproximar as famílias do cotidiano escolar e proporcionar uma visão clara do processo de aprendizagem de seus filhos. Por isso, a cada ano, entregamos um Caderno de Memórias, repleto de práticas cuidadosamente selecionadas, para compartilhar esses momentos tão especiais.
O Climate Action Project inspira nossos alunos a pensarem globalmente e agirem localmente. Por meio do aprendizado bilíngue, exploram causas e efeitos das mudanças climáticas, trocam ideias e compartilham soluções com escolas do mundo todo. Mais do que um projeto, é uma jornada de consciência, empatia e colaboração para um futuro sustentável.
Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais que fazem parte dessa modalidade contam com aulas em inglês, todos os dias da semana, em período integral, totalizando 20 horas de aulas em língua inglesa. Nessa modalidade, língua e conteúdo são associados, garantindo um aprendizado natural, constante e relacionado às atividades cotidianas dos estudantes. As matérias são ministradas e planejadas em português e em inglês, proporcionando uma experiência imersiva em ambas as línguas e permitindo ao aluno utilizar todos os seus recursos para se desenvolver de maneira integral.
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, usamos a metodologia de trabalho por projetos (PBL) para valorizar a cultura e a vivência das crianças, enriquecendo a aquisição do inglês. Além disso, as matérias de Art, Music e Movement são ministradas totalmente em inglês, para que os estudantes se habituem com o uso da língua em todos os contextos da vida.
Em parceria com a The Keystone School, nossos estudantes, a partir do 9º ano, podendo iniciar no máximo até a 1ª série do Ensino Médio, podem cursar, além do currículo nacional, disciplinas do High School norte-americano. As aulas ocorrem no formato on-line de forma assíncrona e monitorias semanais. No final, o estudante recebe dois diplomas: um brasileiro e um norte-americano.
Estimular expressões culturais e esportivas está em nosso DNA. Por isso, oferecemos variadas práticas e uma estrutura diversificada para que seu filho desenvolva diversas habilidades em um só lugar. Dispomos de atividades extracurriculares em horários adicionais ao regular, abrangendo áreas culturais e esportivas. Confira as tabelas de opções disponíveis para Meio Período e Programa Bilíngue.
No Colégio Positivo – Joinville, valorizamos o desenvolvimento integral dos nossos estudantes por meio de uma variedade de atividades enriquecedoras. Entre as principais opções oferecidas estão Dança, Judô, Basquete, Futsal, Vôlei, entre outras. Cada uma delas contribui para a saúde física, além do desenvolvimento emocional, social e criativo dos alunos, promovendo um ambiente educativo dinâmico e estimulante.
Contamos com Sala de Judô, Piscina olímpica coberta e aquecida, e quadras internas e externas para práticas que vão do basquete ao futsal.
Dispomos de um Complexo Cultural que inclui Sala de Música com uma variedade de instrumentos de percussão e espaço para aulas de teatro.
Para celebrar, contamos com dois grandes eventos principais: um ao longo do ano e outro de encerramento, com apresentações para as famílias.
Nossas aulas seguem a filosofia NBA Basketball School, focando em habilidades, bem-estar e valores como respeito, amizade, ética e cumplicidade.
Oferecemos esportes de rendimento como basquete, vôlei, judô e futsal, focando no desenvolvimento de habilidades e excelência competitiva.
Todo ano, realizamos a Olimpíada Positivo, em que os estudantes competem em modalidades como voleibol, basquetebol e futsal.
Participamos de diversas competições, enfrentando escolas e clubes não só na cidade, em diferentes localidades, inclusive internacionalmente.
O Concerto do Grupo Vocal é um espetáculo único com arranjos vocais, coreografias e recursos visuais, tudo com um roteiro exclusivo.
Nossa Área de Alimentação, com refeitório e cantina, é projetada para cada fase, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Visando uma alimentação saudável, os cardápios do refeitório contam com acompanhamento nutricional. Além disso, nossa cantina e refeitório fornecem produtos específicos para estudantes com restrições alimentares.
Temos amplas áreas de convivência para todos os segmentos e um espaço exclusivo para estudantes da educação bilíngue. Nelas, nossos estudantes podem realizar aulas ao ar livre, atividades esportivas, pesquisas e eventos. O local pode ser utilizado tanto para educação quanto para recreação.
A Areia Azul é uma extensão da sala de aula, a qual amplia as possibilidades de trabalho em grupos, permitindo que os estudantes realizem projetos e ações integradas, assim como momentos lúdicos com os colegas. É uma vivência especial que propõe novas explorações e uma brincadeira integral com todo o corpo.
Dispomos de Salas de Arte para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Atividades Extracurriculares. O foco é estimular a criatividade e aprimorar o conhecimento, utilizando diversas técnicas e materiais. Além disso, damos liberdade aos estudantes para criar sem imposições e experimentar possibilidades de cooperação, senso estético e poesia.
Destinada a todos os segmentos, nossa biblioteca é um espaço acolhedor que permite o contato com diferentes linguagens artísticas, contação de histórias, projetos de leitura e estudos em grupo. Possuímos um acervo com 3.998 títulos e 6.605 volumes de obras literárias brasileiras e estrangeiras, disponíveis para o uso de pais e estudantes.
Nosso Complexo Cultural é um ambiente inspirador, focado em despertar a expressão artística dos estudantes. A Sala de Música propõe uma imersão na variedade de instrumentos de percussão. As atividades propostas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.
A expressão corporal é parte fundamental do desenvolvimento. Por isso, temos Sala de Judô em nosso Complexo Esportivo. Oferecemos ambientes equipados que permitem aos estudantes explorarem suas habilidades, além de promover valores como disciplina, trabalho em equipe e incentivar a saúde e o bem-estar.
Mais um espaço que atua como extensão da sala de aula, focado na experimentação e práticas da gastronomia de forma lúdica. Aqui, nossos estudantes possuem aulas periódicas que se baseiam em três pilares: educação nutricional, conhecimento matemático e aquisição de vocabulário em língua inglesa.
Neste ambiente imersivo, possibilitamos para nossos estudantes uma relação mais profunda entre ciência, natureza, tecnologia e sociedade. Além disso, o conhecimento se faz presente por meio de práticas em grupo que estimulam o pensamento crítico, formulação de hipóteses e possíveis soluções para problemas científicos relevantes ao dia a dia.
Nada mais satisfatório do que criar algo com as próprias mãos. Por isso, neste espaço utilizamos ferramentas manuais e tecnológicas, para estimular o desenvolvimento de ideias, a criatividade, o trabalho em equipe e o planejamento, tornando os estudantes protagonistas. No 9º Ano do Ensino Fundamental, a Feira de Empreendedorismo exibe os projetos.
A Minicidade é um espaço interativo e educativo, projeto com áreas temáticas que reproduzem estabelecimentos da vida real. O “faz de conta” especial permite que os estudantes explorem diferentes profissões e responsabilidades, reconhecendo a importância da comunidade e da socialização enquanto brincam.
Temos uma área com brinquedos, planejada para o desenvolvimento do corpo e da mente na Educação Infantil e Anos Iniciais. Com a natureza, o movimento corporal e a interação como pilares, os estudantes podem brincar, interagir, explorar e conhecer o mundo ao seu redor, em brinquedos com contextos pensados para uma diversão que também ensina.
Temos um espaço exclusivo para a Educação Bilíngue no Ensino Fundamental Anos Finais. A sala foi projetada para despertar o interesse no aprendizado, por isso, trabalhamos por projetos, tendo os estudantes como protagonistas. A dinâmica entre professores e alunos é centrada no diálogo, em rodas de conversa e debates construtivos.
Pensada especialmente para crianças, com móveis adaptados à faixa etária dos estudantes, a Sala de Aula da Educação Infantil estimula a exploração, oferecendo um ambiente lúdico, diverso e acolhedor. Além disso, o espaço é utilizado como Sala de Luz, onde os alunos podem explorar e descobrir as possibilidades de luz e sombra de forma multissensorial.
Nossas salas de aula possuem carteiras organizadas em fileiras ou grupos, permitindo aos estudantes uma visão clara. Todas dispõem de quadro branco e projetores. Além disso, a iluminação é brilhante, porém confortável para leitura e escrita, com janelas que permitem a entrada de luz natural sempre que possível.