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Projeto de Leitura da aluna do Colégio Positivo – Jardim Ambiental é finalista na FEBRACE

A estudante Louise Fátima Silva da Paixão, do 9º Ano do Colégio Positivo Jardim Ambiental, é finalista na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) com seu projeto de leitura, Lendo e Aprendendo. O trabalho, que visa incentivar o hábito da leitura entre estudantes, nasceu do desejo da aluna de compartilhar sua paixão pelos livros e mostrar os benefícios para o aprendizado. 

Sobre a participação na FEBRACE, Louise destaca que tem sido uma oportunidade incrível. “É maravilhoso ter tido essa chance, me sinto muito acolhida em saber que mais pessoas se interessam pelo meu projeto e amam ler tanto quanto eu. Sei que terei o melhor time de avaliadores para otimizar a minha pesquisa. Quando o seu projeto de leitura é reconhecido nacionalmente, as oportunidades vão surgindo naturalmente, e isso é extremamente motivador”, destacou a estudante. 

Inspiração para o Projeto de Leitura   

“Sempre vi a leitura mais do que um hobby. Para mim, além de uma prática divertida, ela também, de alguma maneira, que eu ainda não sabia na época, me ajudava a tirar notas boas e garantir uma média alta no final do bimestre”, compartilhou Louise.

Segundo a estudante, a ideia de trabalhar em um projeto de leitura para desenvolver sua pesquisa científica surgiu ao fazer uma constatação importante. “Por muito tempo pensei que todos tinham a mesma relação com a leitura que eu possuo. Foi um pouco ingênuo da minha parte ter pensado dessa maneira, mas na minha mente de criança todos adoravam passar horas na livraria procurando pelo livro perfeito e chegando em casa o liam de uma só vez. Eu pensava que todos achavam um dia de chuva perfeito para a leitura”, descreveu a aluna.

Assim, Louise transformou sua percepção em uma oportunidade para mudar e, de alguma forma, contribuir para um cenário melhor. A percepção dessa realidade me assustou, entretanto, também me desafiou a mudar o cenário em que eu vivia. Foi nesse momento que pensei em criar um projeto para compartilhar com outras pessoas o meu amor pela leitura, disse. 

Projeto de leitura como pesquisa científica 

A pesquisa do projeto de leitura foi dividida em duas partes, realizadas nos anos de 2023 e 2024, ambas tinham objetivos distintos, mas estavam interligadas pelo fio condutor da leitura. A primeira fase do projeto teve dois focos principais: compreender os benefícios para quem lê e como essa prática influencia no aprendizado, além de analisar o cenário atual do tema entre os estudantes brasileiros.  

Para isso, Louise realizou questionários com o público-alvo, levantando dados que indicaram que, embora a leitura traga diversos benefícios — como o desenvolvimento do senso crítico, aprimoramento do vocabulário, melhora na interpretação de texto e aumento da empatia —, a média de livros lidos por estudantes ainda é baixa, variando entre um e três livros por ano. 

Já na segunda etapa do projeto de leitura, Louise implementou um clube do livro no ambiente escolar para incentivar o hábito entre os jovens. Para que a atividade alcançasse seu máximo potencial, foram conduzidas pesquisas adicionais, entrevistas com autores conhecidos no cenário infantojuvenil, como Paula Pimenta, autora da série de livros best-seller Fazendo Meu Filme, e aplicação de novos questionários em Curitiba e na Bienal do Livro de São Paulo, em 2024.  

Diário de Leitura  

Os resultados demonstraram que muitos adolescentes possuem dificuldades para criar o hábito da leitura, causadas por percepções negativas pelo impacto do uso excessivo das redes sociais, que reduz o tempo dedicado aos livros. Diante desse desafio, a solução encontrada foi tornar a leitura mais atrativa por meio de atividades coletivas e dinâmicas, como o clube do livro, que promove debates e interações entre os participantes.  

Além disso, a estudante desenvolveu uma ferramenta especial para auxiliar os leitores: o Diário de Leitura. Trata-se de um caderno interativo, no qual os estudantes podem registrar suas experiências literárias, anotar trechos favoritos e refletir sobre os temas abordados nos livros. 

Projeto de Leitura no Instituto Brasileiro de Debates (IBD) 

O Projeto de Leitura de Louise esteve presente ainda no Instituto Brasileiro de Debates (IBD), em que participou de um debate on-line, com juízes do mundo inteiro, falando exclusivamente em inglês. “Foi uma experiência enriquecedora ter ficado como finalista! Uma dica que posso passar para quem se interessa em participar de debates é aprimorar cada vez mais seu nível de inglês e começar a cronometrar seus discursos, como é feito em um debate (que é de aproximadamente 8 minutos). A leitura é essencial para se tornar um bom debatedor, já que ela expande seus horizontes, te preparando para argumentar sobre assuntos diversos”, finaliza a aluna.  

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