Notícias

Compartilhar

Protagonismo estudantil marca o Sarau Cultural 2025 do Ensino Médio

No início de novembro, os Colégios da Rede Positivo celebraram o Sarau Cultural 2025 do Ensino Médio, uma semana dedicada à arte, à leitura e à valorização das múltiplas expressões culturais. A proposta, que integra o calendário escolar, tem como objetivo estimular o envolvimento dos estudantes em atividades culturais, desenvolver o gosto pela arte e pela leitura, e divulgar os trabalhos criativos produzidos ao longo do ano letivo.  

O Sarau Cultural aconteceu nos Colégios da Rede Positivo – Ângelo Sampaio, Jardim Ambiental, Boa Vista, Hauer, Joinville, Londrina e Master e o Positivo International School. Neste ano, como um projeto piloto, no Colégio Positivo – Hauer, o diferencial foi a criação de um comitê de estudantes responsável por organizar o evento desde o planejamento das atividades até a divulgação nas redes sociais e no colégio. A ideia de envolver os alunos diretamente na construção do Sarau Cultural nasceu do desejo de ampliar o protagonismo juvenil e tornar esta semana ainda mais participativa. 

“Nós formamos um comitê com cerca de dez alunos, que se reuniram desde setembro para planejar cada detalhe. Eles criaram o Instagram da Semana Cultural, definiram a programação e organizaram as atividades. Foi muito bonito ver o engajamento e a responsabilidade deles em cada etapa”, contou a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Positivo – Hauer, Maribel Manfrim Rohden.  

Durante os encontros preparatórios, o grupo definiu o cronograma da semana, que contou com abertura artística, apresentações musicais, exposição de telas e pinturas, quiz cultural, bate-papo com autora convidada e mostra de cinema para o encerramento. “O mais especial foi ver o envolvimento deles. A aluna que é dançarina profissional, por exemplo, abriu o evento com uma apresentação linda, e depois tivemos alunos cantando, expondo obras e participando com entusiasmo”, completou Maribel. 

A escola como espaço de expressão 

Para a estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Positivo – Hauer, Cecilia Pierri, integrante do comitê, participar da organização foi uma experiência única. “O que me motivou a participar, na verdade, foi a Maribel, ela sempre nos incentivou muito a participar desse tipo de atividade. Criar essa semana para o pessoal e incentivar todo mundo a fazer alguma coisa diferente do dia a dia escolar, isso nos motiva muito”, explica a estudante.  

Aprendizados para além da sala de aula 

Mais do que um evento cultural, o Sarau Cultural foi uma oportunidade para desenvolver habilidades sociais, criativas e emocionais. “Trabalhar com a equipe com quem eu trabalhei para fazer o Sarau Cultural foi algo muito diferente. A gente não estava fazendo apenas por nós, nem pela nossa nota, e estávamos fazendo pelas pessoas. Por isso, conseguíamos parar, escutar todas as ideias e todo mundo se respeitou muito. E foi um trabalho que me mostrou que eu posso desenvolver isso para o futuro”, disse.

Relevantes

Artigos mais lidos