Entre os dias 6 e 10 de outubro, os Colégios da Rede Positivo realizaram a Semana da Criança, com o tema “Brincar é coisa séria!”. As crianças não brincam apenas nesta semana, mas a ação tem a missão de conscientizar toda a comunidade sobre a importância desse tempo tão especial da vida. A programação reuniu experiências lúdicas que destacaram o brincar como direito fundamental e linguagem de aprendizagem.
As crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais celebraram a infância com experiências lúdicas que uniram imaginação e afeto. “O brincar é a essência da infância e o caminho pelo qual a criança experimenta o mundo, constrói sentidos e se desenvolve integralmente. Por isso, as convidamos para vivenciarem o brincar em sua forma mais pura, livre e criativa, resgatando brincadeiras tradicionais, explorando materiais inusitados e se permitindo inventar e reinventar”, conta a Gerente Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios da Rede Positivo (CIPP), Hannyni Mesquita.
Ao longo da semana, foram promovidas uma série de experiências voltadas à descoberta, criação e encantamento. Cada dia foi dedicado a uma linguagem da infância, como a artística, a literária, a do movimento, a científica e a sensorial, proporcionando momentos de exploração e expressão que envolveram o corpo, a imaginação e as emoções das crianças.
Atividades que encantam
Na Educação Infantil, o brincar ganhou formas múltiplas: das brincadeiras de rua e jogos de faz de conta aos materiais inusitados que se transformaram em obras de arte criadas pelas próprias crianças. Já nos Anos Iniciais, o foco esteve na colaboração e na autoria, com experiências que uniram ciência, literatura e música em vivências cheias de significado.
“Brincar não é apenas entretenimento: é uma linguagem que ensina, conecta e emociona. É por meio do brincar que a criança se descobre, se comunica e constrói confiança para continuar aprendendo”, complementou Hannyni Mesquita.
Brincar como ato de pertencimento
As atividades reforçaram a importância do brincar como ato de pertencimento, criação e expressão, permitindo que as crianças se percebessem protagonistas e capazes de inventar suas próprias formas de aprender e se relacionar com o mundo.
Mais do que uma comemoração, a Semana do Brincar se tornou um convite para que toda a comunidade escolar, professores, famílias e estudantes, reconheça o valor das infâncias vividas com tempo, curiosidade e afeto. Uma semana para lembrar que, na escola e na vida, brincar é, sim, coisa séria.