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Semana de Prevenção e Combate ao Bullying reforça ações contínuas de respeito e empatia nas escolas

Entre os dias 7 e 11 de abril, os Colégios da Rede Positivo promoveram mais uma edição da Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, iniciativa que já se consolidou no calendário da instituição e chega ao seu quarto ano consecutivo. Mais do que ações pontuais, o projeto tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho constante desenvolvido com os estudantes ao longo de todo o ano letivo.   

Segundo a coordenadora de Orientação Educacional e da Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos Colégios da Rede Positivo, Michelle Cristina Norberto Martins, o projeto é realizado duas vezes ao ano — em abril, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, e em outubro, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Bullying.   

Programação da Semana de Prevenção e Combate ao Bullying  

“A semana tem o objetivo de trabalhar a prevenção e o combate ao bullying, apresentar e expor trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano. Cada unidade tem ações específicas porque possui demandas específicas. Às vezes, é um segmento que precisa de um olhar diferenciado, uma turma, um ano de ensino. Então, cada unidade tem a sua programação”, explica Michelle. 

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se:   

  • Atividades em Língua Inglesa no Ensino Médio: os estudantes exploram a temática do bullying desde o início do ano letivo, discutindo os diferentes papéis envolvidos — como vítimas e agressores —, e produzindo cartazes que são expostos durante a semana.   
  • Contação de histórias na Educação Infantil e Anos Iniciais: aproveitando o mês literário, os pequenos entram em contato com obras que promovem o respeito e a empatia.  
  • Reflexões e produção de conteúdo com os mais velhos: no Ensino Fundamental II e Médio, os alunos participam de trabalhos em grupo e elaboração de materiais que promovem o debate sobre o que é — e o que não é — bullying.

Trabalho conjunto com as famílias    

Michelle destaca ainda que o trabalho de prevenção e combate ao bullying deve ser em conjunto com as famílias. “O ideal é que os adolescentes levem para casa e possam refletir junto com seus responsáveis as discussões, leituras e vídeos trabalhados no colégio. A ideia é que essa conversa não se limite à escola”, enfatiza.  

Além disso, as ações são desenvolvidas de acordo com cada faixa etária dos alunos. Na Educação Infantil, por exemplo, os temas são adaptados à linguagem das crianças, abordando conceitos como amizade, respeito e limites nas relações. Já no Ensino Médio, as ações estimulam o adolescente a dialogar com os pais, adultos e trazer novas percepções. 

Trabalho contínuo, não isolado    

Embora a semana proporcione um momento especial de mobilização, Michelle reforça que a prevenção e o combate ao bullying exige constância e dedicação diária. “Temos o componente de Formação Humana desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Trabalhamos as competências socioemocionais o tempo todo, e essas semanas servem para dar ainda mais visibilidade ao que já é rotina”, conclui.   

Ao unir escola, família e estudantes em torno do mesmo propósito, a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying cumpre seu papel de fortalecer valores fundamentais como empatia, escuta e convivência — ingredientes indispensáveis para a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores. 

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