A aluna Giovana Ravagnani de Oliveira, do Colégio Positivo – Londrina, realizou um grande feito ao conquistar cinco vagas em universidades internacionais. A jovem foi aceita em cursos de Biochemistry and Molecular Biology, Biochemistry e Life Sciences em três instituições do Canadá: Simon Fraser University, York University e University of Toronto. Além disso, ela também foi aprovada em duas universidades nos Estados Unidos, Massey University e Simon’s University, e na Universidade Austral, em Londres.
O início de um sonho internacional
A trajetória de Giovana para estudar em universidades internacionais começou ainda na infância. “Eu tinha basicamente 9 anos quando comecei a estudar inglês porque minha mãe e minha irmã também estavam aprendendo. Eu me apaixonei pela língua e fiquei pensando em como poderia trazer isso para o meu dia a dia”, relembra. “Quando descobri que existia a possibilidade de estudar fora do país, pensei: ‘Meu Deus, é isso que eu realmente quero!’”.
Superando desafios com o apoio certo
Apesar de sua paixão pela língua inglesa, foi somente ao iniciar seus estudos no Colégio Positivo – Londrina que a possibilidade de estudar fora do país se concretizou. “Por muito tempo, essa ideia ficou somente no mundo dos sonhos. Mas depois que vim para o Colégio, consegui ter apoio dos college counselors e dos próprios professores que estavam ali sempre incentivando”, relata. Para ela, a escola teve um papel decisivo, oferecendo o ensino acadêmico e também o suporte necessário para enfrentar o desafio de estudar no exterior.
Além disso, Giovana destaca o quanto o suporte da família foi crucial para essa jornada. “O apoio da minha família foi uma das coisas mais importantes, sem dúvida. A família sempre foi uma coisa muito importante para mim, e como esse sonho surgiu quando ainda era criança, aos 9 ou 10 anos, eu não sabia na época, mas olhando para trás, vejo o quanto o apoio da minha família foi importante”, afirma.
Preparação para se tornar uma cidadã global
Ao falar sobre as dificuldades que enfrentou, Giovana lembra que o processo para estudar em universidades internacionais vai muito além de saber outro idioma. “Você tem que estar ali disposta, ter a mente aberta para uma cultura completamente nova e para coisas que não está acostumada no seu dia a dia”, diz. Outro ponto importante que a aluna enfatizou, foi buscar informações sobre os países e suas universidades. “Consegui realmente desconstruir tudo o que vivi a minha vida inteira estudando só aqui no Brasil, para realmente me preparar para ser o que eles chamam de um cidadão global”.
Giovana ressalta também o incentivo que recebeu dos professores do Colégio Positivo – Londrina durante sua trajetória. “Meus professores foram como rochas ali do meu lado. Estudar fora exige uma preparação muito maior. E os professores estavam sempre oferecendo um abraço em um momento tão importante para eu ver que não estava sozinha nesse processo”, comenta a aluna.
Inspiração para quem fica
Com muito para compartilhar sobre sua experiência e nova fase de vida, Giovana levou dicas valiosas para os alunos que sonham em se aplicar para universidades internacionais. “Estou me esforçando ao máximo para ser um ombro amigo para o novo Terceirão, de quem passou por esse mesmo processo e é um exemplo palpável de que consegue”, conclui.